Nenhum comentário

10 dicas de ergonomia para evitar a fadiga e a baixa produtividade

Homem sentado na cadeira - Ergonomia

Siga estas dicas de ergonomia rápidas e fáceis para diminuir a fadiga, o desconforto e o estresse físico enquanto também aumenta o conforto e a produtividade.

O que é ergonomia?

Ergonomia é o estudo das condições de trabalho, é o processo de projetar ou organizar locais de trabalho, produtos e sistemas para que se adaptem às pessoas que os utilizam.

Por exemplo, o objetivo da ergonomia em um escritório é projetar a estação de trabalho para que se ajuste ao trabalhador, resultando em um ambiente de trabalho confortável objetivando a máxima produtividade e eficiência.

Uma estação de trabalho ergonomicamente correta ajudará o trabalhador a evitar a fadiga e o desconforto – e quem não quer isso? Quer seja você um profissional da área da ergonomia, encarregado de fornecer um ambiente de trabalho seguro para os funcionários de sua empresa, ou simplesmente um usuário de computador que deseja evitar o cansaço e as dores por esforço repetitivo, seguir algumas orientações simples pode ajudá-lo a melhorar significativamente sua jornada de trabalho.

Tipos de ergonomia do trabalho

Ergonomia física

A ergonomia física é sem dúvida o tipo mais importante de ergonomia, já que a maioria dos empregadores prioriza o conforto físico ao tentar acomodar seus funcionários. Está relacionada com às características da anatomia humana, antropometria, fisiologia e biomecânica em sua relação a atividade física. Os tópicos relevantes incluem o estudo da postura no trabalho, manuseio de materiais, movimentos repetitivos, distúrbios músculo-esqueletais relacionados ao trabalho, projeto de posto de trabalho, segurança e saúde.

Ergonomia organizacional

Enquanto a ergonomia física tende a se concentrar no conforto individual, a ergonomia organizacional examina maneiras de otimizar locais de trabalho inteiros. Isso envolve encontrar maneiras de otimizar o trabalho em equipe, melhorar as comunicações, aumentar a produção e reforçar a qualidade geral de um produto.

Ergonomia cognitiva

A ergonomia cognitiva refere-se aos processos mentais, tais como percepção, memória, raciocínio e resposta motora conforme afetem as interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema. Ela trata da capacidade da mente de processar informações e interagir com os dados. Os tópicos relevantes incluem o estudo da carga mental de trabalho, tomada de decisão, desempenho especializado, interação homem computador, stress e treinamento conforme esses se relacionem a projetos envolvendo seres humanos e sistemas.

Dicas de ergonomia para aplicar em seu escritório

1) Utilize uma cadeira com apoios de braços. Certifique-se de que o peso de seus braços esteja sempre apoiado. Caso contrário, os músculos de seu pescoço e ombros estarão em constante tensão, ocasionando dores no final do dia.

2)  Mantenha o seu pescoço e cabeça sempre eretos. Evite ao máximo inclinar a cabeça e o pescoço para a frente. A maioria das pessoas tende a fazer esse movimento conforme o cansaço vai chegando.

3) Não seja descuidado! A postura curvada exerce mais pressão sobre os discos e as vértebras das costas. Use o apoio lombar da cadeira e evite sentar-se de maneira que coloque o peso do corpo mais em um lado do que no outro. Mova sua cadeira o mais próximo possível da mesa de trabalho para evitar inclinar-se para frente.

4) Levante-se periodicamente e faça alongamentos. Ande um pouco para “esticar” o corpo.

5) Falar ao telefone sem usar as mãos, prendendo o telefone entre o pescoço e o ombro, é uma prática muito ruim e certamente lhe causará tensão e dores nos ombros e pescoço.

6) Posicione o teclado e o mouse em uma distância suficiente para evitar que você precise se esticar para alcança-los, isso causa sobrecarrega nos ombros e braços.

7) Evite cansaço visual, certificando-se de que o monitor não esteja muito próximo, ele deve estar a pelo menos um braço de distância.

8) Tome medidas para controlar o brilho da tela e certifique-se de que o monitor não seja colocado na frente de uma janela ou local que emita muita luz.

9) Descanse seus olhos periodicamente por alguns segundos. Olhe para objetos diferentes ao seu redor e pisque bastante para lubrificar os olhos.

10) Os pés não devem ficar pendurados quando você está sentado. Se seus pés não alcançam o chão confortavelmente ou há pressão na parte de trás das pernas, use um apoio para os pés.

E então, gostou das dicas? Agora você já sabe como melhorar a ergonomia no seu ambiente de trabalho e como ela pode proteger a saúde e aumentar a produtividade dos seus funcionários. Não deixe de aplicar as dicas desse artigo e desfrute de todos os benefícios que a ergonomia é capaz de oferecer a sua equipe e empresa!

A Contrei é especialista em Análise Ergonômica do Trabalho, podemos ajudar sua empresa a aplicar as melhores práticas da ergonomia e obter todos os seus benefícios. Fale com um de nossos consultores e saiba como podemos ajudar.

Você também pode gostar
Medicina do Trabalho

Você também pode se interessar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu