1 Comentário

10 maneiras simples de lidar com o estresse

Como lidar com o estresse


No mundo atual, tão agitado e competitivo, a grande maioria das pessoas tem passado por muitos momentos de estresse. Certamente utilizar alguns truques que podem ajudar no alívio dos sintomas pode nos ajudar a levar uma vida mais saudável e com maior bem-estar.

Há muitas maneiras de fazer isso e nem todos os truques podem funcionar para você, mas é importante continuar experimentando e tentando métodos diferentes para ver qual funciona melhor para você.

Podemos sofrer com o estresse em diversas situações, como perder o ônibus pela manhã, quando o chefe grita com você, quando você toma uma fechada no transito e etc., mas o verdadeiro desafio é como você lida com o estresse e se você o deixa aumentar ou se consegue controla-lo.

Aqui estão algumas maneiras simples para você lidar com o estresse e que poderão trazer algum alívio se aplicadas corretamente:

1. Segure as Rédeas

Levante-se e vá em frente! Esperar que o estresse vá embora sem fazer nada perda de tempo e isso nunca vai acontecer.

Aceitar passivamente o estresse em sua vida é como entrar num jogo com a derrota já decretada e ninguém quer isso! Pode parecer difícil, mas o primeiro passo para começar a lidar com o estresse é criar algum movimento na direção da melhoria, não importa o quão trivial possa parecer no momento.

As chances são de que quanto mais você sentar nele, mais o problema se agravará e isso se transformará em um monstro que parecerá invencível.

2. Faça exercícios, se movimente

Exercício significa endorfina e endorfina significa felicidade, portanto, é hora de você arregaçar as mangas e se movimenta! O movimento é a melhor maneira de combater o estresse. Uma caminhada no parque ou um saco de pancadas pode ser o melhor calmante de todos os tempos.

Se estiver no trabalho, saia de seu escritório para mudar de ambiente e permitir que a ansiedade diminua.

3. Ligue para um amigo

Nunca subestime o poder de uma rede de apoio forte, pois pode fazer milagres para o indivíduo estressado.

Uma perspectiva diferente é tudo que se precisa para entender uma fonte de estresse. A simples terapia da conversa pode proporcionar o alívio tão necessário, e o riso nunca faz mal a ninguém.

Se a pessoa não se sente confortável em falar com alguém próximo e querido, entrar em um grupo de apoio é sempre uma boa opção, pois permite o conforto da familiaridade com um toque de anonimato.

4. Dedique tempo para você mesmo

Não é apenas nos dias de folga e nos finais de semana que você deve dedicar um tempo para as atividades que você gosta. Todos os dias é possível tirar 30 minutos para fazer alguma coisa diferente. Essa atividade, uma espécie de presente para você mesmo, pode ser qualquer uma que faça você se sentir bem.

Ir a um café diferente e comer um pedaço de bolo, andar um pouco em um parque ou ainda ir ao cinema ver um filme. A vida é muito curta para deixar passar tanto tempo sem dar atenção a si mesmo.

5. Saia da sua Zona de Conforto

Quanto mais acostumado você estiver com a sua zona de conforto, mais estresse qualquer elemento desconhecido lhe dará. É muito bom poder mudar de ambiente e dedicar-se a novas atividades.

Inscreva-se para um novo curso, obrigue-se a fazer coisas que você sempre teve medo para permitir o crescimento mental e melhorar a sua postura diante de elementos desconhecidos.

6. Evite o lixo

Pegar aquela garrafa de vinho para afogar suas mágoas pode parecer a melhor maneira de lidar com o estresse, mas na realidade só estará piorando o problema.

Da mesma forma o pote de sorvete e a compulsão por comidas reconfortantes não resolverão seus problemas, apenas os agravarão.

Por mais que isso possa atraí-lo, é melhor se ater às opções mais saudáveis ​​para permitir que o corpo fique saudável. Coma frutas e vegetais para evitar problemas adjacentes, como ganho de peso e problemas de saúde.

7. Trabalho voluntário

Retribuir à comunidade ou simplesmente entregar-se a qualquer atividade que ajude outras pessoas pode ser considerado um remédio rápido para o estresse.

Mostrar gentileza pode fazer a pessoa perceber que sua fonte de estresse é bastante insignificante e, portanto, eliminá-la completamente.

8. Gerencie seu tempo

O estresse pode ser completamente evitado se começarmos nossa tarefa bem antes do prazo para garantir sua conclusão, mas a maioria de nós é incapaz de administrar nosso tempo, o que leva ao estresse.

A administração do tempo e o trabalho inteligente podem garantir que nenhuma sensação de estresse seja sentida. Um bom planejamento e uma abordagem proativa podem facilmente transformar uma vida cheia de estresse em uma vida mais tranquila.

9. Escreva

Escrever um diário ou simplesmente deixar seus pensamentos no papel tem um efeito calmante, pois permite clareza mental. Comece devagar anotando seus pensamentos uma vez por semana ou uma vez a cada duas semanas.

Isso o ajudará a identificar quais são as causas do estresse, pois você começará a ver um padrão no papel que, de outra forma, não estaria claro. Esta prática pode durar apenas 5 minutos até o tempo que você desejar que dure.

10. Inspire e expire

Respirar profundamente é um ótimo truque usado para eliminar. Os exercícios de respiração profunda podem ser aprendidos na internet e incorporados à vida diária para dissipar qualquer momento tenso de sua vida.

A meditação também pode ser usada para permitir que a mente se desobstrua e o oxigênio alcance o cérebro e relaxe.

Como o estresse impacta a empresa

O estresse dos colaboradores pode gerar uma série de problemas para a empresa. A queda de produtividade é um deles. Também é evidente o aumento nos indicadores de ausências ao trabalho e de presenteísmo (quando o colaborador, mesmo presente, não produz de maneira satisfatória).

À medida que o estresse avança na empresa, cresce também a ocorrência de outros problemas, como erros e inconformidades, atrasos nas entregas, perda de prazos e acidentes de trabalho.

O que achou das dicas? Sua empresa investe em estratégias para promover o bem-estar dos funcionários? Divida suas experiências com a gente nos comentários!

Você também pode gostar

Você também pode se interessar

1 Comentário. Deixe novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu