3 benefícios ao elaborar a AET no seu negócio

Cuidar da segurança e qualidade de vida dos colaboradores no ambiente de trabalho é muito importante para manter a saúde dos mesmos, e ainda, como consequência, trazer mais produtividade e lucratividade para a empresa.

Assim, é essencial que as empresas se adequem às regras da Norma Regulamentadora NR-17, que exige, entre outros pontos, a elaboração da da AET – Análise Ergonômica do Trabalho.

A Análise Ergonômica do Trabalho é um documento desenvolvido para que as atividades e postos de trabalho sejam adequados de tal forma que o colaborador trabalhe com conforto e produtividade, em um ambiente saudável. Nele é feito um levantamento das exigências ergonômicas identificadas no posto de trabalho e ou atividade.

Veja também: Entenda tudo sobre a Norma da Ergonomia

Aqui estão 10 soluções ergonômicas para reduzir a repetitividade no trabalho

Você sabe quais problemas a poluição sonora pode trazer para a saúde? Entenda aqui!

Este documento avalia principalmente:

  • Atividades repetitivas;
  • Atividades de carregar, empurrar e puxar;
  • Atividades com posturas inadequadas;
  • Posto de Trabalho (mesa, cadeira, bancada, máquinas e equipamentos);
  • Ferramentas adequadas;
  • Condições do Ambiente de Trabalho (nível de iluminação, temperatura, umidade, velocidade do ar e nível de ruído do ambiente de trabalho);
  • Organização do Trabalho;
  • Fatores psicossociais.

Com o objetivo de prevenir e reduzir riscos de acidentes do trabalho, lesões e doenças ocupacionais, a AET apresenta diversos benefícios para as empresas que a realizam.

Benefícios da Análise Ergonômica do Trabalho

1- Melhora na produtividade dos colaboradores

A ocorrência de trabalhos repetitivos diminui a produtividade e eficiência dos trabalhadores, prejudicando-os e reduzindo o foco. Assim, com o problema sendo identificado na AET, é possível otimizar a execução das tarefas. 

2- Valorização da segurança

Uma cultura de confiança na empresa é gerada também pela segurança no espaço de trabalho. Empresas que são mal vistas quanto às possíveis vulnerabilidades na segurança do trabalho podem ter grandes prejuízos financeiros, como perda em ações e investimentos. 

Como a Análise Ergonômica do Trabalho ajuda a apresentar melhores condições ergonômicas e contribui para diminuição de acidentes do trabalho, consequentemente ela valoriza a cultura e contribui para um ambiente melhor.

3- Evita processos trabalhistas

Os problemas de saúde decorrentes das relações de trabalho podem levar a entraves judiciais, especialmente se a AET não for colocada em prática de acordo com a NR17. Isso porque, a legislação trabalhista brasileira protege o empregado em diversos sentidos, inclusive quanto às condições ergonômicas do local em que o serviço é realizado.

Problemas de saúde decorrentes da falta de uma análise ergonômica elevam os custos com planos de saúde e as empresas também têm que arcar com possíveis indenizações.

 

Por que contar com um especialista em Ergonomia do Trabalho

Uma análise ergonômica do trabalho para mapeamento das exigências ergonômicas é essencial para evitar acidentes, afastamentos, doença ocupacional, lesões, insatisfações, rotatividade alta, passivos trabalhistas e também para melhoria da imagem que a organização tem diante dos funcionários, dos clientes e da sociedade em geral.

Ela é muito importante para manter não apenas a segurança dos trabalhadores, mas o crescimento e estabilidade da empresa. Por isso, contar com a ajuda de especialistas em Ergonomia do Trabalho ajuda a gerar resultados satisfatórios e maior engajamento da equipe.

A Contrei atua no mercado desde 1981, realizando a análise ergonômica do trabalho conforme a NR-17. Nossos documentos atendem às exigências do eSocial, tudo é realizado no SOC (Software de Gestão em SSO) pela nossa equipe de ergonomistas altamente capacitados.

Conte com quem entende de Segurança do Trabalho, Medicina do Trabalho e Ergonomia do Trabalho para ajudar sua empresa a atender a todas as exigências do eSocial. Fale conosco: (31) 3228-2252 ou comercial@contrei.com

Você também pode gostar

Você também pode se interessar

Menu