5 dicas para facilitar a gestão da sua empresa com as obrigações do eSocial

Passado o período de aprendizado, o eSocial já está totalmente implementado e foi adotado obrigatoriamente pelas empresas. Até o final de 2022, os empregadores migraram para o ambiente digital e puderam transmitir informações, entretanto, ainda há organizações que não estão totalmente regularizadas no sistema.

A abrangência das mudanças, que serão sentidas em todas as áreas da empresa, em especial as informações de SST, e faz com que o processo de adequação seja efetivamente trabalhoso.É por isso que produzimos este artigo, que explica a importância do eSocial e indica cinco dicas que podem facilitar a gestão do sistema. Confira!

Qual é a importância do eSocial?

O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) foi instituído como uma forma de facilitar o envio e a recepção de informações relacionadas aos trabalhadores. Por meio dele, empresas podem transmitir dados de forma instantânea e unificada, usando um único programa que distribui o conteúdo entre diversos órgãos do governo.

Podemos destacar os seguintes benefícios do eSocial:

  • mais controle dos processos da organização;
  • redução de custos no longo prazo;
  • diminuição da ocorrência de erros no cumprimento das obrigações;
  • agilidade na realização de operações burocráticas;
  • redução dos riscos jurídicos.

Como se adequar ao eSocial?

Muitas empresas ainda têm dúvidas sobre como se adequar ao eSocial. O problema é que elas precisam fazer essa adequação em um prazo curto, afinal, desde o primeiro dia útil de janeiro, as multas e penalidades já estão valendo e podem ser aplicadas! 

Evidentemente, existem organizações que já estão um pouco mais avançadas na adesão ao eSocial, enquanto outras ainda têm um caminho mais longo a trilhar. Para estas, em especial, uma assessoria especializada pode encurtar muito o caminho.

Confira 5 dicas para facilitar a gestão de SST no eSocial no dia a dia do seu negócio

1. Reformule processos

As rotinas do RH foram transformadas com a implantação do eSocial. Essa transição, que pode ser ainda mais brusca para as empresas que não têm processos automatizados, vai exigir a revisão dos processos da empresa. O ideal é começar mapeando as operações, abrangendo todas as áreas envolvidas.

2. Atualize os dados dos empregados

Uma das etapas mais importantes ao eSocial diz respeito às informações relativas aos trabalhadores, como nome, filiação, CPF, Número de Identificação Social (NIS), entre outros. O recomendado é fazer uma conferência na base de dados da empresa, verificando se todos os dados estão registrados e se há algum erro evidente.

3. Faça a qualificação cadastral

A qualificação cadastral é uma etapa fundamental para a utilização do eSocial. Ela consiste na regularização das informações relativas aos trabalhadores no banco de dados do empregador.

Esse procedimento nada mais é do que a validação dos dados para verificar se estão de acordo com os que constam no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) e na Receita Federal. Havendo qualquer erro, este será notificado para que seja corrigido.

4. Atente aos prazos

O eSocial afetou, também, o prazo de envio das informações relativas aos trabalhadores e encargos trabalhistas, que ocorrem de forma mais dinâmica no novo sistema. O não cumprimento de prazos pode gerar penalidades, por isso, fique atento.

5. Integre sistemas de gestão

Todos os processos de inclusão de dados e de envio das informações pelo eSocial acontecem em ambiente digital. Mesmo para empresas que já possuem softwares próprios para gestão de RH, cadastrar informações para envio pode ser trabalhoso. Por isso, o ideal é automatizar ao máximo os processos utilizando soluções integradas. Dessa forma, os dados internos alimentarão automaticamente o sistema do eSocial.

E para otimizar a integração dos dados, a Contrei possui tecnologia adequada e profissionais capacitados para te ajudar a regularizar o seu negócio. Para saber mais, basta ligar para (31) 3228-2252 ou encaminhar um e-mail para comercial@contrei.com.

Você também pode gostar
esocial

Você também pode se interessar

Menu