5 dicas para inclusão de PcD ao ambiente de trabalho

mulher na cadeira de rodas no trabalho

A inclusão de PCD no mercado de trabalho é de suma importância, tendo em vista que há inúmeras garantias às pessoas com limitações físicas ou mentais.

Assim como qualquer ser humano, as com deficiência possuem todos direitos e deveres, devendo ser tratada com igualdade e resguardando toda sua dignidade inerente a capacidade humana.

Porém, sabemos como o mercado de trabalho tem sido cada vez menos compreensivo com essa comunidade, pois ela exige uma atenção e cuidados especiais.

Por isso, vamos resolver essa questão nesse artigo, oferecendo 5 dicas de inclusão de PCD dentro do ambiente de trabalho.

Confira a leitura até o final!

O QUE SÃO PCD?

Para falar sobre a inclusão de PCD, é necessário entender o que essa sigla significa, não é mesmo?

Portanto, a sigla nada mais é do que “pessoa com deficiência”, que engloba quaisquer pessoas que tenham alguma deficiência, podendo ser de nascença ou que tenha ocorrido durante da vida.

Para tanto, vale mencionar que pessoas com deficiências são aquelas que apresentam algum tipo de limitação, seja ela:

  • Física;
  • Intelectual;
  • Visual;
  • Auditiva;
  • Entre outras.

5 DICAS DE INCLUSÃO DE PCD

Como dissemos, a igualdade entre pessoas deficientes e não deficientes é algo resguardado por lei de modo que deve existir a inclusão de PCD.

Podemos citar, como exemplo, a lei n° 8112/1990 que prevê a reserva de vagas em concursos públicos à deficientes como uma forma de garantir que essas pessoas estejam presentes no mercado de trabalho.

Contudo, sabemos que a realidade pode ser bem diferente e por isso vamos apresentar 5 dicas importantes para inclusão de PCD em ambientes corporativos.

1 – ACESSIBILIDADE

O primeiro ponto de inclusão de PCD no ambiente empresarial é a verificação se a estrutura apresenta acessibilidade interna e externa para que ele possa se locomover sem dificuldades.

Portanto, para que as pessoas que possuem limitações de locomoção desfrutam de boas condições de trabalho, é imprescindível oferecer uma estrutura adequada.

2 – TREINAMENTO DOS SETORES

O treinamento de todos os setores de funcionários é fundamental para a inclusão de PCD no ambiente empresarial, de modo que a pessoa se sinta acolhida.

É indispensável que toda equipe saiba conviver bem com os PCDs e que a inclusão ocorra sem desconfortos.

3 – ESTIMULE A GENTILEZA ENTRE OS FUNCIONÁRIOS

Para que ocorra uma inclusão de PCD eficiente, é necessário de que todos os funcionários estejam mais do que treinados, mas que também sejam gentis uns com os outros.

4 – APOSTE NA ERGONOMIA

Para que ocorra uma inclusão de PCD eficiente é necessário que o mesmo esteja ciente e adaptado a todas as condições de trabalho, não é mesmo?

Portanto, surge a necessidade de ergonomia, que irá garantir mais conforto, independência e segurança em todas as ações dentro e fora da empresa.

A ergonomia, nada mais é, que a otimização de ferramentas de trabalho que facilitem o desempenho.

Assim, como qualquer pessoa, é necessário desenvolver estruturas que irão possibilitar ao PCD maior liberdade para desempenhar seu trabalho com autonomia.

5 – ACOMPANHE O PROCESSO

Por fim, é necessário acompanhar se a inclusão do PCD está de fato sendo efetiva, observando se está sendo tirado um bom aproveitamento.

Isso significa que deve ser observado se todas medidas elencadas acima estão sendo efetivas.

Para isso, outra questão importante é se atentar a possíveis problemas, como:

  • Dificuldade de acesso;
  • Preconceito;
  • Dificuldade de locomoção;
  • Falta de ergonomia;
  • Etc.

Além disso, é interessante conversar com os PCDs para que eles se sintam acolhidos e respeitados.

Por isso, pergunte como é possível melhorar o ambiente de trabalho de modo que elas se sintam mais inclusas e seguras.

CONCLUSÃO

A inclusão de PCD é indispensável dentro do ambiente de trabalho, tendo em vista, que por lei, existe uma obrigatoriedade em contratação.

Essas são 5 dicas que irão otimizar o trabalho das pessoas com deficiência em sua empresa.

Deixe outras sugestões nos comentários, abraços!

Você também pode gostar

Você também pode se interessar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu