Nenhum comentário

5 dinâmicas para SIPAT em seu ambiente de trabalho!

Conhecida por SIPAT, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho consiste em atividades feitas pelas empresas em conjunto com seus funcionários com a finalidade de conscientização sobre acidentes de trabalho e outros temas relacionados a segurança e saúde no trabalho. 

Infelizmente, sabemos que adversidades e riscos dentro do ambiente de trabalho são algumas vezes imprevisíveis, por essa razão, tudo que puder ser feito a fim de evita-los é interessante.

Em eventos de SIPAT ocorrem diversos tipos de dinâmicas que são encaradas como uma maneira produtiva de se aprender sobre segurança do trabalho, além de criar uma maior interatividade entre os funcionários.

Se você tem dificuldades de aplicar atividades na Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, não precisa mais se preocupar!

Isso porque, nesse artigo, vamos te contar 5 dinâmicas atrativas para aplicar na SIPAT que irão desenvolver mais motivação entre os funcionários.

Veja a seguir nossas dicas!

Por que o sipat é importante?

A SIPAT tem uma importância muito grande dentro de uma empresa, já que o seu objetivo se constitui na prevenção de acidentes e doenças que decorrem do trabalho.

Assim, tendo em vista o cuidado com a vida e a busca de boas condições de trabalho, ela deve ser realizada de maneira a integrar funcionários para participarem.

Nessa semana são divulgadas informações indispensáveis para a prevenção de acidentes, manutenção de segurança e preservação de saúde dentro do ambiente de trabalho.

Isso é fundamental, pois muitas vezes acabamos nos esquecendo de orientações que são importantes para manter a prudência, mas que passam despercebidas no decorrer da rotina.

Além disso, a SIPAT, quando bem planejada, cria uma dinâmica e interação social entre os funcionários, algo que enriquece o ambiente de trabalho.

Atividades produtivas para realizar na sipat!

A seguir, vamos te apresentar 5 atividades divertidas e que irão trazer bons resultados quanto a produtividade e segurança no ambiente de trabalho.

Por isso, leia todas atentamente e escolha a sua preferida para fazer na SIPAT da sua empresa!

1 – Show de segurança

Essa é uma brincadeira bem simples para fazer na SIPAT e que diverte a todos que participam.

Para quem já assistiu ao Show do Milhão, do programa do Silvio Santos, já deve estar imaginando no que ela consiste.

Acredito que todo mundo já tenha assistido pelo menos uma vez, não é mesmo?

Pois bem, a ideia consiste em separar os funcionários em dois grupos, de modo que haverá um representante para cada um deles e esse deverá responder perguntas relacionadas ao funcionamento da empresa.

Assim, além de explicar sobre rotinas internas, o representante também deve apontar quando existe algum erro em algum procedimento ou operação.

2 – Perguntas e respostas

Essa é outra atividade que pode ser realizada na SIPAT e é um pouco diferente da primeira, pois essa consiste em responder diretamente à pergunta feita.

Para tanto, é interessante organizar uma explicação sobre um procedimento de segurança e depois fazer perguntas aos funcionários sobre o que foi explicado.

É claro que, aquele que mais acertar, ganha a brincadeira.

A vantagem é que todos acabam aprendendo com os acertos e erros uns dos outros.

3 – Mímica

A brincadeira da mímica é algo que é bastante divertido e que nos remete aos tempos de criança, não é mesmo?

Por isso, você pode aproveitar desse bom sentimento para despertar a atenção dos funcionários, que, divididos em grupos, devem tentar imitar e adivinhar EPIs, por exemplo.

Para ficar mais interessante, cada um pode escrever o nome de um equipamento de proteção individual em um papel e misturá-los todos em uma caixa.

Assim, o sorteado retira um papel e tenta explicar qual é através da mímica, enquanto outros tentam adivinhar.

4 – Batata quente

A atividade da batata quente é interessante de fazer na SIPAT, pois ela ajuda a sanar diversas dúvidas dos funcionários além de integrar todos numa brincadeira.

Para começar, você deve pedir para que eles anotem as suas principais dúvidas ou dificuldades sobre segurança do trabalho e misturem todos os papeis numa caixa.

Assim, é só ir passando a caixa de mãos em mãos enquanto uma música toca e assim que ela parar, quem estiver com a caixa deve pegar um papel e responder à questão.

Claro que, se o funcionário não souber responder, é interessante que os colaboradores expliquem a fim de que todos aprendam.

5 – Identificar erros

Essa atividade consiste em apresentar imagens aos funcionários que mostram situações comuns do dia a dia, mas que estão com algum erro em relação à segurança do trabalho.

É um exercício bastante importante de se realizar na SIPAT, pois permite com que os funcionários vejam situações e identifiquem erros.

Além disso, é interessante conversar sobre quais seriam as consequências de tal erro e como resolvê-lo.

Conclusão

Essas são 5 atividades interessantes e divertidas para realizar na SIPAT, que além de ensinar muito sobre segurança do trabalho, farão com que seus funcionários valorizem mais essa questão.

Se tiver outras sugestões, conte para nós pelos comentários!

Abraços!

Você também pode gostar
Segurança do Trabalho

Você também pode se interessar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
Fale com um consultor