6 dinâmicas para SIPAT em seu ambiente de trabalho

Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho

Conhecida por SIPAT, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho consiste em atividades feitas pelas empresas em conjunto com seus funcionários com a finalidade de conscientização sobre acidentes de trabalho e outros temas relacionados a segurança e saúde no trabalho.

Infelizmente, sabemos que adversidades e riscos dentro do ambiente de trabalho são algumas vezes imprevisíveis, por essa razão, tudo que puder ser feito a fim de evita-los é interessante.

Em eventos de SIPAT ocorrem diversos tipos de dinâmicas que são encaradas como uma maneira produtiva de se aprender sobre segurança do trabalho, além de criar uma maior interatividade entre os funcionários.

Se você tem dificuldades de aplicar atividades na Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, não precisa mais se preocupar!

Isso porque, nesse artigo, vamos te contar 6 dinâmicas atrativas para aplicar na SIPAT que irão desenvolver mais motivação entre os funcionários.

Veja a seguir nossas dicas!

Leia também: Como fazer SIPAT online

Por que a SIPAT é importante?

A SIPAT tem uma importância muito grande dentro de uma empresa, já que o seu objetivo se constitui na prevenção de acidentes e doenças que decorrem do trabalho.

Assim, tendo em vista o cuidado com a vida e a busca de boas condições de trabalho, ela deve ser realizada de maneira a integrar funcionários para participarem.

Nessa semana são divulgadas informações indispensáveis para a prevenção de acidentes, manutenção de segurança e preservação de saúde dentro do ambiente de trabalho.

Isso é fundamental, pois muitas vezes acabamos nos esquecendo de orientações que são importantes para manter a prudência, mas que passam despercebidas no decorrer da rotina.

Além disso, a SIPAT, quando bem planejada, cria uma dinâmica e interação social entre os funcionários, algo que enriquece o ambiente de trabalho.

Leia mais: SIPAT: Tudo que você precisa saber e como promovê-la

Veja algumas dinâmicas para realizar na SIPAT!

A seguir, vamos te apresentar 6 atividades divertidas e que irão trazer bons resultados quanto a produtividade e segurança no ambiente de trabalho.

Por isso, leia todas atentamente e escolha a sua preferida para fazer na SIPAT da sua empresa!

1 – Reconhecendo o EPI com mímica

Os membros da CIPA/SESMT devem anotar diversos nomes de EPI’s que os funcionários utilizam no dia a dia, cada um em um pequeno pedaço de papel e colocar todos dobrados em alguma caixa.

Separe os funcionários em grupo e um de cada vez deve ir até o local onde está a caixa com os papéis e retirar um papel.

Agora, o funcionário deverá fazer uma mímica sobre o EPI para que os membros do seu grupo descubram de qual EPI se trata.

Para deixar a dinâmica mais empolgante, coloque um cronômetro com tempo definido para que o grupo descubra. Se possível utilize músicas para deixar o ambiente mais descontraído.


Outra ideia para melhorar a dinâmica, é que, assim que o grupo descobrir de qual EPI é a mímica, algum membro do grupo falar sobre a importância daquele EPI no dia a dia, ou até mesmo algum depoimento sobre como aquele EPI o ajudou ou alguma curiosidade sobre aquele EPI.

Esta dinâmica ajuda a todos a identificarem a importância que os Equipamentos de Proteção Individual têm para a saúde e segurança de todos.

2 – Perguntas e respostas

Essa é outra atividade que pode ser realizada na SIPAT e é um pouco diferente da primeira, pois essa consiste em responder diretamente à pergunta feita.

Para tanto, é interessante organizar uma explicação sobre um procedimento de segurança e depois fazer perguntas aos funcionários sobre o que foi explicado.

É claro que, aquele que mais acertar, ganha a brincadeira.

A vantagem é que todos acabam aprendendo com os acertos e erros uns dos outros.

3 – O maior responsável pela segurança


Em pontos estratégicos da empresa, principalmente com grande volume de pessoas, coloque um espelho dentro de uma caixa que caiba o rosto de uma pessoa.


Fixe esta caixa na parede. Em cima, coloque uma mensagem chamativa, ex: “Veja aqui o maior responsável pela segurança no trabalho”. Quando o funcionário colocar o rosto na caixa verá seu próprio reflexo!

A empresa pode preparar algum material escrito ou mesmo algum membro da CIPA/SESMT que ficar ao lado das caixas pode ressaltar a importância da colaboração de todos no que se refere à segurança do trabalho. Por mais que a empresa faça investimentos em EPI’s e melhoras internas, de nada vale se os próprios funcionários não abraçarem a causa.

4 – Batata quente

A atividade da batata quente é interessante de fazer na SIPAT, pois ela ajuda a sanar diversas dúvidas dos funcionários além de integrar todos numa brincadeira.

Para começar, você deve pedir para que eles anotem as suas principais dúvidas ou dificuldades sobre segurança do trabalho e misturem todos os papeis numa caixa.

Assim, é só ir passando a caixa de mãos em mãos enquanto uma música toca e assim que ela parar, quem estiver com a caixa deve pegar um papel e responder à questão.

Claro que, se o funcionário não souber responder, é interessante que os colaboradores expliquem a fim de que todos aprendam.

5 – Identificar erros

Essa atividade consiste em apresentar imagens aos funcionários que mostram situações comuns do dia a dia, mas que estão com algum erro em relação à segurança do trabalho.

É um exercício bastante importante de se realizar na SIPAT, pois permite com que os funcionários vejam situações e identifiquem erros.

Além disso, é interessante conversar sobre quais seriam as consequências de tal erro e como resolvê-lo.

6 – O poder das palavras

Nesta dinâmica o objetivo é melhorar o entendimento sobre o poder que as palavras têm no dia a dia, principalmente no que se refere à saúde e segurança no trabalho.

Nesta atividade, distribua uma folha de papel (pode ser rascunho, folha de revista, etc) para todos os participantes.

Peça que todos amassem o máximo possível a folha. Quando todos amassarem, peça então que tentem deixar a folha exatamente como estava antes, o que é impossível.

Esta ação tem a habilidade de provocar uma reflexão, mostrando que palavras que já foram ditas não têm mais volta, por isso o cuidado em relação ao tratamento de líderes e subordinados e mesmo entre os funcionários no dia a dia para que não sejam ríspidos e desrespeitosos uns com os outros.

Especialista em Segurança do Trabalho

Com a utilização adequada de dinâmicas de SIPAT na sua atividade, você melhora a sua eficácia e os resultados gerados por ela. Com isso, promove a segurança e a saúde dos seus colaboradores.

Esse é um tema muito interessante, não é mesmo? No entanto, muitos gestores ainda deixam a SIPAT de lado e não pensam em uma programação realmente efetiva.

A Contrei pode ajudar sua empresa prestando uma consultoria completa em Medicina do Trabalho e Segurança do Trabalho. Prestamos serviços com excelência, com o objetivo de manter os colaboradores da sua empresa seguros e com qualidade de vida.


Clique aqui e fale com um de nossos consultores.

Você também pode gostar

Você também pode se interessar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu