Absenteísmo: o problema é a empresa e não os colaboradores

Ilustração absenteísmo

Absenteísmo. Segundo o dicionário, é o “hábito de se ausentar com frequência, de não comparecer. Circunstância em que uma pessoa habitualmente deixa de realizar as obrigações referentes ao seu trabalho”.

Segundo uma pesquisa divulgada pelo portal Exame, as 500 maiores empresas do Brasil perdem R$ 230 milhões por ano devido à improdutividade, faltas e rotatividade. 

Os problemas de improdutividade e faltas são ainda maiores em empresas do setor de serviços, como varejo, restaurantes, hospitais e call center. Em média 5% dos funcionários faltam por dia em empresas do setor de serviços no Brasil, número que pode chegar entre 7% a 10% em segmentos como o varejo.

Causas de absenteísmo

Doenças: as doenças e as consultas médicas são as razões mais comuns pelas quais as pessoas faltam ao trabalho. A maioria das ausências médicas são justificadas com bases em fatos verdadeiros, mas há diversos casos em que funcionários inventam doenças para não comparecer ao trabalho.

Lesões: as lesões podem ser imediatas (um dedo quebrado) ou crônicas (câncer). Lesões crônicas são uma das principais causas de absenteísmo de funcionários.

Obrigações familiares: É comum faltar ao trabalho para cuidar de um filho, dos pais ou do cônjuge.

Depressão: agora entramos em uma área mais cinzenta, mas não menos comum. De acordo com o Instituto Nacional de Saúde Mental dos EUA, a principal causa de absenteísmo por lá é a depressão. Para complicar ainda mais as coisas, se não for tratada, a depressão pode levar a ainda mais absenteísmo devido ao abuso de medicamentos ou até outras substâncias.

Moral baixo: os funcionários faltam ao trabalho por muitas razões relacionadas ao trabalho – eles não querem lidar com um colega de trabalho chato ou um chefe agressor, eles estão exaustos, seu moral está baixo, eles estão desmotivados, não se sentem valorizados, eles estão procurando outro emprego, etc.

Não é segredo que custa muito às empresas ter funcionários faltando ao trabalho, e isso é ainda mais verdadeiro quando se trata de pequenas empresas, pois para elas é muito mais difícil e oneroso. Não apenas sentimos o impacto imediato de ter que cobrir o colega de trabalho desaparecido, mas os custos adicionais incluem pagar o funcionário ausente enquanto ele está em casa, pagar pelo segundo trabalhador que está fazendo o trabalho, produtividade reduzida, despesas administrativas e outras.

O que fazer

Gerenciar o absenteísmo é um processo triplo, e os dois primeiros dependem da causa da ausência.

Realmente, há pouca coisa que uma pequena empresa pode fazer a respeito de alguém que está faltando ao trabalho por motivos legítimos, como saúde e família. Na verdade, esse é o desafio – descobrir se as razões são de fato genuínas ou não.

O segundo problema tem a ver com o outro motivo principal para as pessoas faltarem ao trabalho: falta de motivação, baixo moral e outros problemas de trabalho semelhantes.

Quando os funcionários faltam ao trabalho porque não gostam do chefe, ou não se sentem desafiados, ou por outras questões relacionadas ao trabalho, o problema é você, não eles. É uma das suas funções como empregador criar um clima, ou como dizemos nos negócios – uma cultura – que eleva a equipe. Uma cultura positiva onde se sentem motivados e desafiados, onde se sentem apoiados e gostam de trabalhar é aquela em que dificilmente haverá absentismo injustificado.

Por fim, a última coisa que você pode fazer para administrar o absenteísmo é ter um bom controle, administrativamente, do comparecimento de seus funcionários. Você precisa ser capaz de controlar o tempo de férias, faltas por doença, planilhas de horas, ausências e assim por diante.

Especialistas em SST

Para que as melhores práticas de saúde e segurança do trabalho sejam implantadas com qualidade na sua empresa é preciso contar com o apoio de quem é especialista nesse assunto.

A Contrei está desde 1981 no mercado de Segurança e Saúde do Trabalho e podemos ajudar sua empresa, fornecendo as melhores soluções para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos seus colaboradores.

Clique aqui e fale com um de nossos especialistas.

Você também pode gostar

Você também pode se interessar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu