Nenhum comentário

Análise Preliminar de Risco

Análise Preliminar de Risco

Conhecer os riscos existentes no ambiente de trabalho é de extrema importância para identificar diversos tipos de medidas que devem ser tomadas objetivando a prevenção de acidentes, pensando sempre na garantia da segurança e saúde dos trabalhadores.

Sendo assim, a análise preliminar de risco (APR) é uma ferramenta importante, que deve ser utilizada como forma de estudo na fase inicial de uma determinada atividade.

Neste artigo vamos te mostrar o que é APR, qual a sua importância para a prevenção de acidentes, a forma correta de como ela é feita, entre outras questões. Confira!

O que é análise preliminar de risco?


A análise preliminar de risco é uma avaliação feita sempre na fase inicial de um projeto ou atividade que visa identificar os possíveis riscos atrelados à essa atividade. O estudo realizado na APR deve considerar todas as fases de implantação do projeto e as fases de execução das atividades, e assim, propor medidas de prevenção contra acidentes de trabalho.

A elaboração da APR é importante em qualquer atividade, sobretudo nas atividades em que as normas regulamentadoras estabelecem sua obrigatoriedade, como nos trabalhos em altura, em espaços confinados, em instalações e serviços de eletricidade, na construção civil, nos trabalhos com inflamáveis, máquinas e equipamentos etc.

Veja em quais normas regulamentadoras a elaboração da APR é obrigatória:

  • NR 12 – Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos
  • NR 18 – Condições de segurança e saúde no trabalho na indústria da construção
  • NR 20 – Segurança e saúde no trabalho com inflamáveis e combustíveis
  • NR 33 – Segurança e saúde no trabalho em espaços confinados
  • NR 34 – condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção e reparação naval
  • NR 35 – Trabalho em altura
  • NR 36 – Segurança e saúde no trabalho em empresas de abate e processamento de carnes e derivados.

Qual a importância da APR?


A APR é de fundamental importância para o controle de riscos e a prevenção de acidentes, podendo ser considerada como uma das medidas mais eficazes para a segurança dos colaboradores no ambiente de trabalho.

Tem como principal objetivo a identificação de riscos existentes no ambiente de trabalho e, a partir disso, definir ações a serem adotadas para a correção de falhas e, assim, garantir a segurança e saúde do trabalhador durante o desempenho das suas atividades laborais.

Devido a isso, sua elaboração é de extrema importância para a prevenção de acidentes.

De forma prática, a APR serve para informar a todos os envolvidos nas atividades laborais sobre os riscos e todos os procedimentos de segurança que devem ser seguidos para a realização de cada tarefa.

Além disso, ela também é um documento com garantia legal para a empresa.

Como é elaborada a análise preliminar de risco?


A análise preliminar de risco (APR) deve ser elaborada pelos profissionais de Segurança do Trabalho, os engenheiros e membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e deve contar com o auxílio de todos os colaboradores envolvidos na atividade que está sendo analisada, afim de que nenhuma informação relevante sobre o ambiente de trabalho e seus riscos deixe de ser percebida.

O primeiro passo a ser feito é identificar qual o trabalho a ser analisado, pois cada atividade possui seus perigos e riscos, então, é necessário com que haja uma especificidade e seguir listamos as demais ações:

  • identificação de perigos;
  • identificação e listagem dos riscos;
  • identificação das causas de acidentes e eventuais vulnerabilidades;
  • identificação dos trabalhadores e terceiros expostos aos riscos;
  • estimativa dos efeitos da concretização do perigo;
  • classificação dos riscos;
  • identificação e implementação de medidas para controle dos riscos.

A APR é um documento vivo, que deve ser atualizado sempre que houver uma mudança na forma de executar uma atividade, melhoria em algum equipamento ou máquina, ou mesmo remoção de uma parte do processo.

Conclusão

Elaborar uma APR eficaz é de suma importância para as empresas manterem seus ambientes de trabalho livres de acidentes, incidentes e doenças do trabalho. Afinal, por meio dela os profissionais identificam os riscos presentes no ambiente em que as atividades laborais serão desenvolvidas, bem como as medidas necessárias para eliminá-los.

A Contrei é especialista em consultoria de segurança do trabalho e possui a capacidade técnica necessária para ajudar sua empresa na elaboração da análise preliminar de risco. Agende uma reunião com um de nossos consultores clicando aqui.

Você também pode gostar
Segurança do Trabalho

Você também pode se interessar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu