Nenhum comentário

ASO: O que é e como funciona

ASO - Atestado de Saúde Ocupacional

O ASO, atestado de saúde ocupacional é um documento de grande importância dentro das medidas de Saúde e Segurança no Trabalho , por isso, sempre que estiver realizando a contratação de um funcionário em regime de CLT, a empresa precisa providenciar o ASO.

O Atestado de Saúde Ocupacional  tem como finalidade  comprovar que o trabalhador está em condições para executar as atividades para as quais está sendo contratado. É também o documento que a empresa terá para comprovar junto a fiscalização que submeteu o empregado a todas avaliações necessárias para atestar sua aptidão para o trabalho proposto.

Apesar de ser um item indispensável em qualquer contratação CLT, o ASO costuma gerar muitas dúvidas tanto entre os empregados ,quanto entre os empregadores.

O que é  um  Atestado de Saúde Ocupacional?

O Atestado de Saúde Ocupacional é um documento elaborado  após o funcionário passar por avaliação médica  , exames complementares, e tem como objetivo  atestar se o funcionário está apto ou não a exercer as atividades  profissionais  a que se propõe .

Seja em caso de admissão, mudança de função, retorno à atividade, demissão ou acompanhamento periódico, o ASO precisa ser elaborado por um médico do trabalho ou médico familiarizado com os preceitos da medicina do trabalho.  

O ASO integra a documentação exigida para uma contratação em regime CLT e compõe o Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO), regulamentado pela Norma Regulamentadora 7 (NR-7), do Ministério da Economia.

Ele é um documento obrigatório e indispensável nesse tipo de contratação. Deverão ser geradas pelo menos duas vias desse documento, sendo uma para o empregado e outra para o empregador.

Qual é o objetivo do ASO?

O ASO tem objetivo  atestar se o empregado está apto ou não a exercer as atividades a que se propõe na empresa.

O atestado de saúde ocupacional também evidencia todos os riscos que o empregado está exposto no ambiente de trabalho, sendo parte integrante do PCMSO, que monitora a saúde do trabalhador e executa medidas preventivas para evitar doenças ocupacionais.

Qual a validade do Atestado de Saúde Ocupacional?

O ASO deve ser renovado anualmente assim como os exames complementares descritos no PCMSO, que regem a emissão do mesmo.

No entanto, algumas atividades profissionais  requerem que esse tipo de exame seja realizado em um espaço de tempo mais reduzido em virtude das condições de trabalho.

Segundo a NR 07, norma do Ministério da Economia, que rege a emissão do Atestado de Saúde Ocupacional, após a liberação o ASO  emitido é válido para emissão de ASO DEMISSIONAL  por 90 dias para empresas de grau de risco 3 e 4  e por 135 dias para as de grau de risco 1 e 2.

Você também pode gostar
Medicina do Trabalho

Você também pode se interessar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
Fale com um consultor