Nenhum comentário

Bem-estar no trabalho: entenda a importância de um ambiente voltado a pessoas

Nossas atividades profissionais atuais costumam tomar grande parte do nosso tempo, correspondendo, em geral, a mais da metade do período diário em que alguém permanece acordado.

Se o ambiente profissional é o local onde o trabalhador dedica todo esse tempo e coloca as suas energias em prol do crescimento de uma empresa, nada mais justo e produtivo do que fornecer condições favoráveis a ele. Nessa perspectiva, a estimulação do bem-estar no trabalho é fundamental.

Companhias que não valorizam e investem em seus colaboradores estão colocando em risco seu próprio sucesso. Ao contrário, organizações que investem no bem-estar, na saúde física e mental e na satisfação de seus colaboradores têm nas mãos um catalisador de resultados positivos. Siga com a leitura e conheça a importância de um ambiente voltado às pessoas e como ele proporciona o bem-estar no trabalho.

Continue a leitura e tire as suas dúvidas sobre o assunto:

Por que é importante promover o bem-estar no ambiente de trabalho?

As pessoas são o bem mais valioso de uma empresa. Sem elas, nada funciona, portanto, uma das prioridades das organizações deve ser refletir sobre a importância e como proporcionar o bem-estar no ambiente de trabalho.

Apenas o reconhecimento salarial não é o suficiente para tornar o funcionário realmente engajado e produtivo. Segundo o ranking nacional do GPTW (Great Place to Work), oportunidades de crescimento e qualidade de vida são os fatores que mais fazem as pessoas permanecerem em um emprego.

Estresse no ambiente de trabalho

No Brasil, os transtornos mentais chegam a ser a terceira causa de longos afastamentos do trabalho por doença e o país ocupa o segundo lugar com o maior nível de estresse no trabalho.

Ainda conforme a pesquisa International Stress Management Association, de 10 pessoas ativas, três pelo menos são acometidas pela chamada síndrome de Burnout. Isso significa um esgotamento mental intenso, gerado por grandes pressões profissionais.

Apesar dos dados alarmantes, poucas são as empresas promovem o bem-estar no trabalho e oferecem tratamentos de saúde psicológica e emocional aos seus colaboradores.

As principais causas do estresse no ambiente de trabalho são:

  •     alta competitividade;
  •     grandes volumes de trabalho e pouco tempo para realizá-lo;
  •     ameaças de desemprego;
  •     tarefas repetitivas e pouco gratificantes;
  •     aumento de responsabilidades, com promoção ou não;
  •     cobranças excessivas;
  •     baixos salários;
  •     chefe imediato muito estressado e arrogante;
  •     mau relacionamento com colegas de trabalho;
  •     fofocas;
  •     poucas horas para o lazer, entre outros aspectos.

Outros aspectos que podem impactar o bem-estar no trabalho

Barulho

Ainda que você se acostume a ele, o barulho no ambiente de trabalho é um estímulo constante. E seu organismo continua reagindo. Alguns dos sintomas mais comuns que ele causa são dores de cabeça e irritabilidade.

Mais impressionante ainda é a relação entre a exposição prolongada a ambientes barulhentos e um maior risco de doenças cardíacas. O ruído ainda prejudica a concentração, impactando diretamente na produtividade dos colaboradores.


Qualidade do ar

É comum entrar em shoppings e prédios comerciais e começar a sentir os olhos secos, a garganta arranhando e o nariz entupido. Esse problema é tão comum que ganhou até um nome: síndrome do edifício doente.

Essa condição acontece quando não há uma ventilação adequada no ambiente. Os níveis de ácaro aumentam, e a qualidade do ar diminui. O resultado é o comprometimento da saúde dos trabalhadores.


Ergonomia

As dores nas costas são uma das queixas mais comuns relativas à ergonomia do ambiente de trabalho. A causa mais comum para o desconforto são cadeiras inadequadas e pouco confortáveis.

Mas o problema também pode estar na altura da mesa, na posição do teclado do computador, na falta de apoio para os pés e em outras questões do local de trabalho. Desconfortável e com dores pelo corpo, o colaborador não conseguirá manter sua produtividade.

Como promover o bem-estar no ambiente de trabalho?

Proporcione um ambiente de trabalho adequado

Esse é o item mais básico da sua listinha sobre como promover o bem-estar no ambiente de trabalho. Antes de se preocupar com qualquer outra coisa, tenha certeza de que a infraestrutura do escritório é a melhor possível.

É essencial que sejam oferecidos os equipamentos necessários para que os profissionais executem o seu trabalho, ou seja, mesas, cadeiras e aparatos tecnológicos são o mínimo.

Além disso, algumas coisas básicas precisam estar funcionando direitinho, como por exemplo: segurança, temperatura, ventilação, iluminação, higiene e área de alimentação.

Ofereça a atividades físicas

E os benefícios de se movimentar? Outra alternativa interessante é estimular os funcionários a praticarem atividades físicas não só no próprio ambiente de trabalho, mas fora também.

Para começar, o alongamento antes, durante ou depois da jornada de trabalho é uma alternativa prática (não tem a necessidade de nenhum aparelho específico) e que traz inúmeros benefícios.

Os exercícios aeróbicos, por sua vez, melhoram a respiração e condicionamento físico. Enquanto a yoga traz mais consciência corporal e mental.

Adote a flexibilidade

Para proporcionar bem-estar no trabalho, é interessante ser flexível, ou seja, balancear a cobrança por resultados com alguns momentos de descanso e descontração. Como o ser humano necessita de repouso, e cada pessoa tem suas próprias peculiaridades, é importante procurar ajustar as coisas.

Mas é preciso ter cuidado em como e quando proporcionar essa flexibilidade para não permitir que alguns abusem ou caiam na ociosidade. Essa flexibilidade não pode prejudicar a produtividade ou entrar em conflito com as metas e os objetivos da empresa.

Benefícios na promoção do bem-estar no trabalho

Existem diversos benefícios de ter um ambiente de trabalho voltado aos colaboradores. Conheça alguns deles:

O controle do estresse

Os problemas relacionados ao estresse incidem de forma direta sobre a produtividade. Estresse, ansiedade, depressão impactam negativamente no desempenho do colaborador. As estratégias para reduzir o estresse melhoram o foco e a eficiência dos funcionários.

A prática da massagem rápida, quick massage, contribui para diminuir o estresse, melhorar o humor, proporcionar relaxamento e até aliviar as dores de cabeça.


A redução do absenteísmo

O absenteísmo é a ausência do profissional no ambiente de trabalho. A taxa de absenteísmo tende a aumentar com a insatisfação do funcionário em relação à empresa. E é claro que essa ausência reduz o nível de produtividade.

Quando o empregado está em um ambiente agradável e saudável, a ausência tende a diminuir e acontecerá apenas em casos realmente inevitáveis.

A diminuição dos riscos de doenças ocupacionais

As doenças ocupacionais são aquelas relacionadas à atividade e ambiente laboral. Muitos fatores favorecem o aparecimento de doenças ocupacionais, como um ambiente com condições insalubres ou até uma cadeira mal regulada.

A empresa deve realizar as adequações ergonômicas para que o espaço se ajuste ao funcionário. A análise ergonômica do trabalho é fundamental para uma empresa desenvolver um programa de qualidade de vida realmente efetivo para os colaboradores.


A redução de custos

A retenção de funcionários é o resultado que uma organização usufrui quando se preocupa com o bem-estar dos colaboradores. Se eles estiverem satisfeitos com o ambiente, dificilmente deixarão o emprego.

Dessa forma, além de reduzir gastos com a captação de novos funcionários e os processos de demissão, a empresa cultivará profissionais mais experientes.

Priorizar o bem-estar no trabalho é uma maneira eficaz de cuidar dos funcionários e, ao mesmo tempo, aumentar sua produtividade.

Quer investir em melhorias para promover o bem-estar no trabalho? Conte com a Contrei. Fale com um de nossos especialistas e saiba como podemos ajudar sua empresa.

Você também pode gostar

Você também pode se interessar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
Fale com um consultor