Nenhum comentário

Como incentivar os funcionários a realizarem exames preventivos?

Exames médicos Medicina do Trabalho

Os exames preventivos são fundamentais para garantir uma boa saúde, melhorar a qualidade de vida e ainda ajudar os colaboradores de qualquer empresa a realizarem um bom trabalho, mais produtivo e eficiente.

Contudo, ainda existem profissionais que não se sentem bem com essa ideia, julgando que exames são procedimentos desconfortáveis ou mesmo constrangedores. Muitos também evitam fazer exames porque têm receio do que podem descobrir sobre sua saúde.

No entanto, é preciso que entendam que os exames são uma das melhores formas de identificar previamente e de evitar problemas de saúde.

Veja como estimular sua equipe a realizar exames preventivos!


Promova campanhas de educação em saúde

Promover campanhas para esclarecer dúvidas e incertezas dos funcionários é uma maneira de conseguir uma boa adesão aos exames preventivos, evitando que alguém falte nos dias marcados ou se posicione contra as medidas.

Há muitas formas de conseguir apresentar o assunto aos seus colaboradores sem ser repetitivo ou cansativo. Confira algumas sugestões:


Palestras

O gestor deve trabalhar campanhas periódicas, que envolvam palestras e seminários com pessoas qualificadas, como:

  • médicos;
  • enfermeiros;
  • psicólogos etc.

As palestras podem ocorrer tanto internamente como externas à empresa. O importante é que sejam comunicadas com antecedência para que os funcionários sejam devidamente preparados.

Materiais informativos

A distribuição de materiais informativos, como panfletos, são uma forma prática, eficaz e barata de educar sem ser pedante ou cansativo. Tudo fica resumido a algumas palavras e imagens chamativas, que despertam no leitor o desejo de aprender mais e de se engajar com a campanha.

Materiais promocionais

Oferecer alguns brindes, como camisas temáticas dos exames preventivos, também faz parte de uma boa campanha preventiva. O que importa é atrair a atenção do funcionário para a necessidade de fazer exames e se prevenir contra males futuros.


Cursos

Os cursos também são formas de educação em saúde e, atualmente — com a existência de cursos online ou mesmo gravados em vídeos — tudo fica mais fácil e diminui os custos. O material pode ser disponibilizado também por meio de apostilas personalizadas, com o logo da empresa.

Eduque-os sobre os exames preventivos de cada gênero

De um modo geral, as mulheres se preocupam mais com a saúde que os homens. Assim, talvez seja mais fácil a adesão delas na realização dos exames.

Suas colaboradoras necessitam de exames específicos, além daqueles gerais para todos os funcionários. Alguns exemplos são o Papanicolau — que previne contra o câncer de útero — e o de câncer de mama (autoexame).

Os homens podem oferecer mais resistência em relação aos exames preventivos, mas a verdade é que a mentalidade masculina tem mudado bastante nos últimos tempos, o que é uma grande vantagem.

Certos exames podem ser feitos pelo próprio funcionário, como o de testículos, que ajuda a identificar câncer nesses órgãos.

Tratar do tema de forma segmentada, enviando e-mails específicos para cada grupo ou realizando conversas informais em separado pode trazer mais liberdade e ajudar a dar leveza ao assunto.


Utilize o exemplo como ferramenta estimulante

Quando os próprios líderes se submetem aos exames preventivos, estão dando um bom exemplo a ser seguido. Não se trata de impor nada aos funcionários, mas de convidá-los a tomar uma atitude ponderada, que prioriza a saúde.

Portanto, tanto líderes como funcionários devem se submeter aos exames médicos. Isso fará com que grande parte dos profissionais desenvolvam uma visão diferente sobre o assunto, considerando-se privilegiados pelo acesso a tais procedimentos.

Divulgue a importância dos exames

A empresa que realiza corretamente os exames de prevenção, cuida da força de trabalho que tem a seu dispor, atuando de forma preventiva.

A Contrei possui 5 clínicas próprias e mais de 2.000 clínicas credenciadas para atendimento a nível nacional e uma equipe de medicina do trabalho altamente capacitada para a gestão e para a execução dos exames, programas e laudos. Clique aqui e fale com um de nossos consultores, podemos ajudar a sua empresa.

Você também pode gostar
Medicina do Trabalho

Você também pode se interessar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
Fale com um consultor