Doenças no trabalho: as 7 doenças que merecem atenção

Pessoa com dor no punho

As doenças no trabalho se tornaram uma grande preocupação das empresas como um todo, devido a correlação com os resultados e com a produtividade.

No artigo de hoje, vamos falar sobre as doenças no trabalho e quais delas merecem atenção no ambiente organizacional.

O que são as doenças ocupacionais?

As doenças ocupacionais, ou ainda, doenças no trabalho são as doenças que surgem devido ao desempenho das atividades, rotina de trabalho ou ainda condições de trabalho. 

Embora haja a confusão entre os termos doença profissional e doenças no trabalho, elas possuem conceitos diferentes.

A doença profissional é aquela que é proveniente da realização de um trabalho específico, como por exemplo:

  • Problemas de visão;
  • Dermatoses ocupacionais;
  • Asma ocupacional;
  • Câncer causado pela exposição aos produtos químicos;
  • Problemas de saúde causados pela exposição ao chumbo ou elementos perigosos;
  • Síndrome do pânico;
  • Estresse ocupacional;
  • Síndrome de Burnout.

Já as doenças no trabalho, ou ainda, doenças ocupacionais, são aquelas desenvolvidas no ambiente de trabalho, estando diretamente ligada com as atividades realizadas.

Sendo assim, podemos citar como doenças do trabalho:

  • Surdez ou perda auditiva;
  • Perda de visão ou cegueira;
  • Lesão por esforço repetitivo (LER);
  • Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT);
  • Depressão;
  • Ansiedade.

Em ambos os casos, é fundamental que a organização crie programas e meios para combater e prevenir as doenças no trabalho, visando uma melhor qualidade de vida do trabalhador.

07 doenças ocupacionais que merecem atenção

Existem inúmeras doenças ocupacionais listadas pelo Ministério da Saúde, contudo trouxemos as doenças que são mais comuns e que merecem atenção.

Lesão por Esforço Repetitivo (LER)

A Lesão por Esforço Repetitivo (LER) é uma das doenças no trabalho mais comuns e populares no ambiente organizacional.

Esta doença é causada pelo exercício contínuo e repetido de determinados movimentos, os quais reduzem a capacidade do movimento e do trabalho, sendo uma das causas mais comuns da aposentadoria por invalidez.

Sendo assim, podemos citar como exemplo de LER a tendinite, que é a inflamação dos tendões, muito comum em profissionais que trabalham e utilizam o computador por muitas horas.

Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT)

Outra doença que merece atenção são os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), que são as doenças relacionadas com a postura inadequada no trabalho.

Dessa forma, podemos citar como exemplos de DORT as dores na região da lombar/coluna e dores musculares, nos ombros, cotovelos e punhos.

Asma Ocupacional

A asma ocupacional é uma das doenças no trabalho que também exige atenção, já que se trata da obstrução das vias respiratórios causas pela inalação de agentes ou produtos tóxicos.

Este tipo de doença geralmente é comum em profissionais que trabalham com resíduos, como por exemplo, algodão, madeira e borracha.

Sendo assim, esta doença merece atenção porque em muitos casos são necessários o tratamento e o afastamento do profissional daquele cargo, para que ele não permaneça com os sintomas constantemente. 

Dermatose Ocupacional

Já a dermatose ocupacional é comum em profissionais que possuem contato direto com agentes nocivos, como por exemplo, combustíveis, graxa e óleos mecânicos.

Esta doença merece atenção pelo fato de que muitos destes agentes podem provocar dermatites de contato, úlceras, infecções na pele e até mesmo câncer de pele.

Surdez temporária ou definitiva

Outra doença que exige muita atenção é a surdez, tanto temporária quanto definitiva, causada pela longa exposição a ruídos, fazendo com que o profissional perca a sensibilidade auditiva.

Esta é uma das doenças no trabalho muito comuns em áreas como a indústrias, metalúrgicas e construção civil.

Leia mais sobre Poluição sonora: entenda os problemas que ela traz para a saúde

Depressão

A depressão é uma das doenças no trabalho que mais preocupam, principalmente porque o número de pessoas com depressão tem aumentado drasticamente ao longo dos anos.

Sendo assim, a depressão é a segunda doença que mais afasta os trabalhadores dos cargos, perdendo apenas para a LER.

Dessa forma, a depressão vai além de um mero sentimento de tristeza, sendo uma psicopatologia que consiste em um estado constante de angústia, que afeta a vida do trabalhador em diversos aspectos.

Profissionais que sofrem com a depressão tem sintomas como crises de choro, insatisfação, despersonificação, sensação de culpa e insegurança.

Ansiedade

Por último, mas não menos importante, a ansiedade é outra doença que tem avançado nos ambientes organizacionais, acompanhada de doenças como o estresse e até mesmo o Burnout.

Sendo assim, a ansiedade merece atenção no ambiente de trabalho porque afeta diretamente na saúde física e mental do trabalhador, que apresenta tanto sintomas físicos quanto emocionais, e não consegue produzir.

Tal como a depressão, é necessário realizar o tratamento, podendo causar até mesmo o afastamento do profissional do ambiente de trabalho.

Leia mais: Conheça 8 hábitos que aumentam os níveis de estresse, ansiedade e improdutividade

Importância dos programas de saúde ocupacional e qualidade de vida

Nesse sentido, os programas de saúde ocupacional e qualidade de vida são essenciais para prevenir e combater as doenças no trabalho, conscientizando e criando políticas que cuidem da saúde do colaborador.

Estes programas trabalham tanto a saúde física quanto mental, e também atuam na melhoria do ambiente organizacional, proporcionando qualidade de vida e um ambiente satisfatório e adequado para os profissionais.

Conclusão

As doenças no trabalho devem ser analisadas e tratadas de forma efetiva, visando a melhoria da qualidade de vida do profissional e no ambiente organizacional.

Sendo assim, uma empresa que investe em boas práticas e na saúde ocupacional terá excelentes resultados, incluindo a produtividade e a motivação por parte dos profissionais.

Siga-nos no Instagram @contreioficial

Você também pode gostar

Você também pode se interessar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu