Nenhum comentário

Ergonomia – Conheça os tipos e seus benefícios

mulher sentada trabalhando no computador - ergonomia

Você conhece quais são os tipos de ergonomia? É importante ter o entendimento dos seus conceitos e características afim de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos trabalhadores da empresa, o que, consequentemente, resulta na melhoria de desempenho e produtividade.

A ergonomia vai muito além do conforto físico dos colaboradores no ambiente de trabalho, tem a ver também com a estrutura organizacional da empresa e a forma como cada trabalhador interage com seu espaço laboral. Por isso, o profissional de ergonomia precisa estudar os diferentes setores da empresa, para ter a análise correta e propor melhorias que realmente assegurem a saúde e bem-estar dos trabalhadores.

Neste artigo, vamos explicar o que é e quais são os tipos de ergonomia, e também mostrar seus benefícios para o ambiente de trabalho.

O que é ergonomia?

Segundo a ABERGO (Associação Brasileira de Ergonomia), a Ergonomia (ou Fatores Humanos) é uma disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos a fim de otimizar o bem-estar humano e o desempenho global do sistema.

A palavra Ergonomia deriva do grego Ergon [trabalho] e nomos [normas, regras, leis]. Trata-se de uma disciplina orientada para uma abordagem sistêmica de todos os aspectos da atividade humana.

Mais do que proporcionar conforto para o colaborador, a ergonomia também tem como objetivo a prevenção de doenças ocupacionais, evitar lesões, dores e garantir a manutenção da saúde física e mental dos trabalhadores.

Assim, podemos definir a ergonomia como o estudo das relações existentes entre o trabalhador e o seu ambiente laboral, ou seja, as formas as quais ele executa suas atividades.

No Brasil a ergonomia está presente na legislação por meio da NR-17 (Norma Regulamentadora 17), e em seu parágrafo 1 cita: “visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.”.

Objetivos da ergonomia

O principal objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação do homem ao seu trabalho e formas eficientes e seguras de o desempenhar visando a otimização do bem-estar.

Ao realizar uma análise criteriosa de diversos fatores em um local de trabalho, o profissional ergonomista pode sugerir intervenções afim de informar e corrigir problemas. Como resultado, a organização pode obter diversos benefícios como: aumento da eficiência organizacional, na produtividade e em seus lucros.

Veja os principais objetivos da ergonomia:

  • Aumentar a eficiência organizacional (produtividade);
  • Aumentar a segurança, a saúde e o conforto dos trabalhadores;
  • Prevenir acidentes e doenças profissionais;
  • Melhorar e adequar as posturas dos trabalhadores ao exercer suas atividades.

Conheça os tipos de ergonomia

Ergonomia Física

A ergonomia física se preocupa com as características anatômicas, antropométricas, fisiológicas e biomecânicas humanas no que se refere à atividade física.

Este é o domínio da ergonomia com o qual mais nos preocupamos no local de trabalho.

Modalidades de intervenções aplicadas:

Ergonomia de correção: altera elementos como a iluminação, níveis de ruído, temperatura, dimensões, posicionamento do mobiliário etc.

Ergonomia de concepção: é feita no projeto do ambiente para uma melhor organização do trabalho, dos sistemas de produção e do uso correto dos equipamentos. Também atua para manter a postura correta dos funcionários.

Ergonomia de conscientização: é aplicada em programas de treinamento em educação sobre ergonomia em palestras e treinamentos, abordando a correção de hábitos posturais e uso de equipamentos.

Ergonomia participativa: relacionada com a criação de um CIE (COMITÊ INTERNO DE ERGONOMIA), que se dedica à conscientização e viabilização de projetos ergonomicamente corretos voltados para saúde dos trabalhadores.

Ergonomia cognitiva

A ergonomia cognitiva refere-se aos processos mentais e tem como objetivo avaliar o raciocínio, resposta motora, percepção e memória a fim de encontrar alternativas que possam diminuir os fatores de estresse no ambiente de trabalho.

Tópicos relevantes a serem avaliados:

  • carga mental que o trabalho exige;
  • processos de tomada de decisão;
  • desempenho específico em determinados setores;
  • interação do indivíduo com as máquinas;
  • confiabilidade humana;
  • estresse proveniente das rotinas de trabalho;
  • treinamento relacionado aos projetos que envolvem pessoas e sistemas.

Ergonomia organizacional

Concerne à otimização dos sistemas sóciotécnicos, incluindo suas estruturas organizacionais, políticas e de processos. Ou seja: avalia e propõe mudanças na estrutura organizacional da empresa, com objetivo de não sobrecarregar os colaboradores.

Tópicos relevantes a serem avaliados:

  • melhorias nos processos de comunicação interna;
  • atividades executadas em grupo;
  • cultura organizacional;
  • projetos participativos realizados e trabalhos cooperativos;
  • a estrutura temporal das operações;
  • gestão da qualidade.

Podemos dizer que a ergonomia organizacional visa a análise e intervenção na cultura e no clima organizacional da companhia, afim de adaptar as condições da empresa para preservar a saúde e o bem-estar de seus colaboradores.

Benefícios da ergonomia no trabalho

Investir em melhorias nos postos de trabalho e nos equipamentos a serem utilizados pelos trabalhadores é de suma importância para se ter uma boa qualidade de vida e bem-estar no ambiente de trabalho. Veja abaixo alguns benefícios da ergonomia:

  • melhora a saúde e qualidade de vida dos funcionários;
  • aumento da produtividade;
  • redução do absenteísmo;
  • valorização do profissional;
  • melhora do clima organizacional;
  • redução de riscos de acidentes;
  • redução de doenças ocupacionais.

Viu como a aplicações da ergonomia é fundamental para sua empresa? A Contrei é especialista em ergonomia e análise ergonômica do trabalho e está pronta pra ajudar a sua empresa. Entre em contato conosco! Será um prazer ajudar!

Fontes:
http://www.abergo.org.br

Você também pode gostar

Você também pode se interessar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
Fale com um consultor