Um dos mais recorrentes no eSocial, o erro 401 está relacionado com problemas no arquivo enviado à plataforma do Governo. Na verdade, o que ocorre é que antes do envio acontece um tipo de validação XSD para verificar no arquivo: a Estrutura de XML e o Conteúdo dentro do XML.
Essa é uma pré-validação que acontece no ambiente online para checar se as informações ali contidas estão totalmente corretas. Quando o arquivo não apresenta inconsistências, é processado normalmente e retorna com o código 201 + recibo de entrega.
No entanto, se houver inconsistências, você irá se deparar com o erro 401, seguido também da Ocorrência do Registro. É essa Ocorrência que você deve corrigir para enviar o arquivo novamente.
As ocorrências diferem para cada erro reportado. São elas:
Ocorrências erro 401 no eSocial
Ocorrência 180
Ocorre quando o vínculo trabalhista do colaborador não é identificado pelo eSocial.
- Como corrigir? Utilizando o evento de admissão para cadastramento do vínculo trabalhista.
Ocorrência 303
Acontece quando o sistema não localiza o contrato de trabalho.
- Como corrigir? Utilizando o evento S-2300 – Trabalhador Sem Vínculo de Emprego/Estatutário – Início, para cadastramento do contrato de trabalho conforme tabela 1 (Categorias de Trabalhadores).
Ocorrência 304
Não existe um Contrato de Trabalho para os dados inseridos ou este encontra-se encerrado na data do evento.
- Como corrigir? É necessário verificar e se necessário corrigir o CPF e Matrícula e conferir se batem com os informados na admissão do trabalhador (evento S-2200 ou S-2300 ou S-2190).
Conte com quem realmente entende de Saúde, Ergonomia e Segurança do Trabalho e integre seu RH + DP + SST + Segurança. Fale com os especialistas da Contrei e eles te ajudarão a resolver seus problemas.