Exames ocupacionais: para que serve e quando o colaborador deve fazer o exame de Espirometria?

Os exames ocupacionais são exames médicos que buscam avaliar a saúde do trabalhador, enquanto este faz parte do quadro de funcionários de uma empresa, assim prevenindo-o de possíveis doenças ocupacionais.

Eles fazem parte do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e são regulamentados pela NR 07, “com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores”.

Veja também: Por que se preocupar com a saúde dos funcionários?

Qual a importância da saúde e segurança do trabalho?

Saiba tudo sobre qualidade de vida nas empresas

Entre os exames obrigatórios definidos pela Norma está o de Espirometria (ou prova de função pulmonar), que deve ser realizado por todo trabalhador que se expõe a locais com poluição de ar, a fim de descobrir se existe algum comprometimento do sistema respiratório durante o trabalho.

Ele mede a quantidade de fluxo de ar que entra e sai dos pulmões e alterações encontradas podem indicar doenças respiratórias como asma ou Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica.

Nesse sentido, o exame de Espirometria é usado para monitorar a saúde respiratória de trabalhadores que desenvolvem atividades insalubres, como em ambientes com muita exposição à poeira ou produtos químicos.

Normalmente apresenta gráficos simples e é realizado por médicos do trabalho, que devem ser solicitados com certa periodicidade, para que qualquer alteração seja tratada a tempo. 

Mantenha a saúde da sua equipe em dia! Agende o exame de Espirometria da sua equipe nas melhores clínicas do Brasil. Converse com nossos especialistas e saiba mais.

Conte com quem entende de Segurança do Trabalho, Medicina do Trabalho e Ergonomia do Trabalho para ajudar sua empresa a atender a todas as exigências do eSocial. Fale conosco: (31) 3228-2252 ou comercial@contrei.com

Você também pode gostar

Você também pode se interessar

Menu