Nenhum comentário

Existe benefícios do estresse para a produtividade. Sim, é verdade!

Bom estresse

Isso mesmo, você não leu errado! O estresse tem um lado positivo em nossa vida e vamos te mostrar nesse artigo.

Apesar da fama de ‘vilão’ que o coloca no topo da lista de inimigos da nossa saúde, o estresse também tem o seu valor. O estresse não é algo para se evitar ou fugir: é um sinal de que estamos nos desafiando, aprendendo e crescendo.

Segundo a psicóloga Aretusa dos Passos Baechtold, mestre em Psicologia Clínica pela PUC-Campinas e psicóloga do Instituto Psicológico de Controle do Stress (IPCS), na primeira fase do estresse o corpo produz apenas adrenalina que dá força, vigor e energia deixando o organismo de prontidão para enfrentar as tensões que surgirem ao longo do dia.

O que nos move para frente são as adversidades que nos dão oportunidade para pensarmos de forma diferente do que vínhamos pensando e encontremos novas formas de realizar coisas, por isso esse certo nível de estresse pode ser um fator positivo na nossa vida.

A quantidade certa de estresse aumenta nossa capacidade de resiliência e nos permite lidar com situações novas e desconcertantes – como a que enfrentamos desde o ano passado devido a pandemia da Covid-19. Precisamos encontrar a quantidade perfeita de estresse benéfico que mantenha as equipes constantemente engajadas, aprendendo e crescendo.

Bom estresse, mau estresse

Segundo Bruce McEwen, neurocientista e professor da Universidade Rockefeller, em Nova York, o estresse é fundamental para a nossa sobrevivência. Quando somo afligidos por situações demasiadamente complicadas, o nosso cérebro é capaz de nos preparar para reagir à essas situações. Ficamos prontos para tomar decisões com mais rapidez, guardar informações que podem ser decisivas e encarar desafios e perigos.

Ele diz ainda que pessoas estressadas tem sua capacidade de superar problemas potencializada. Porém caso nos estressemos demais, os efeitos benéficos acabam revertidos. Nosso cérebro falha, e funções como a memória acabam prejudicadas. O segredo estaria em levar uma vida saudável e buscar atividades que deem prazer, como diz McEwen – autor do livro O Fim do Estresse Como Nós o Conhecemos.

Sendo assim, quando somos desafiados nosso pensamento tem muito mais chance de ser criativo, lógico, perspicaz e estratégico. Além do mais, um estado elevado de alerta e vigilância nos torna mais consistentes em nossos comportamentos e desempenho.

O mau estresse ocorre quando você ultrapassa seus limites e esgota sua capacidade de adaptação. Ou seja, quando o organismo cansa, nosso corpo perde nutrientes e a energia mental fica reduzida.

Quando isso ocorre resulta na perda da produtividade e o rendimento no trabalho fica muito prejudicado. Então, a qualidade de vida sofre danos e você pode até adoecer.

Já o bom estresse ocorre quando você está na fase inicial do processo, quando o nosso corpo e mente dão aquele alerta. Assim, o organismo produz adrenalina que dá ânimo, vigor e energia, fazendo você produzir mais. Portanto, é a fase da produtividade!

Qual o nível de estresse ideal?

Viver em um turbilhão de situações estressantes nos põe sob um estado de alerta constante, que leva o corpo ao desgaste e desencadeia doenças.

McEwen em seu livro O Fim do Estresse Como Nós o Conhecemos aconselha o seguinte:

tenha um estilo de vida saudável, se alimente de forma balanceada, faça exercícios físicos regularmente, procure ter boas noites de sono, não exagere no consumo de álcool, não fume e busque sempre ter boas relações com as pessoas ao seu redor.

Segundo ele, se o corpo funcionar bem, viveremos sob o bom estresse. É positivo também manter diálogos com pessoas de confiança a fim de desabafar, sendo o primeiro passo para aliviar as sensações negativas do estresse.

De acordo com Ana Maria Rossi, doutora em psicologia clínica, presidente da ISMA-BR (International Stress Management Association no Brasil) e co-presidente na Divisão de Saúde Ocupacional da Associação Mundial de Psiquiatria, o estresse positivo proporciona satisfação e prazer, enquanto o negativo gera dor, intimidação e ameaça.

Benefícios provocados pelo bom estresse

Melhora o desempenho e a produtividade

Diante de dificuldades e obstáculos o estresse pode nos ajudar garantindo que o corpo produza energia e disposição para o enfrentamento. Ele age como uma  força extra que o organismo nos oferece para encarar tais desafios.

Com mais energia, o cérebro funciona melhor provocando mais agilidade mental e física.

Melhora o estado de atenção

O estresse também garante que nossa mente fique mais alerta, ou seja, enquanto em estado normal demoraríamos mais para entender uma determinada situação, em estado de estresse nossa mente trabalha de forma mais ágil, nos garantindo uma capacidade de entendimento e discernimento melhor, tanto em estímulos visuais e quanto os auditivos.

Ele otimiza o trabalho dos neurônios, aumenta sinapses, garantindo que a pessoa tenha um fluxo de pensamentos mais rápidos, sendo muito positivo para o trabalho e os estudos e para a tomada de decisões.

Criatividade

Ao passar por uma situação que gera estresse, nosso corpo passa a ter maior capacidade de fixar emoções e sentimentos, uma vez que o centro nervoso é mais estimulado, resultando na melhora da memória e o desempenho.

Essa oxigenação cerebral pode ainda contribuir para melhorar a criatividade, pois exige adaptação e acomodação de novas ideias.

Ajuda a ativar a memória

Durante uma situação de estresse nosso corpo libera adrenalina na corrente sanguínea, fazendo aumentar a frequência de batimentos cardíacos afim de levar mais sangue aos músculos e também mais oxigênio para os outros órgãos. Com a melhor oxigenação nosso cérebro adquire melhor capacidade de memória.

Melhora a nossa agilidade

Situações estressantes fazem nosso corpo gerar uma descarga de hormônios que são importantes para nos ajudar agir e sair de situações de risco.

Como vimos o estresse não é apenas um vilão. Ele é parte essencial da nossa vida, nos ajudando a nos manter motivados e em estado de alerta, desencadeando diversos benefícios. Sem ele nossa vida seria muito monótona.

Devemos aprender a lidar com o estresse para que ele seja um fator em nosso favor. Precisamos encará-lo como uma ajuda extra para lidarmos com situações adversas e desafios em nosso dia a dia.

Mas muito cuidado, situações prolongadas de estresse são nocivas e podem ocasionar problemas de saúde.

Você também pode gostar

Você também pode se interessar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu