Gerenciar ausências por doença nas pequenas empresas

funcionária passando mal

O absenteísmo no local de trabalho pode ser uma consequência cara para as pequenas empresas que precisam encontrar mão de obra temporária, compensar os funcionários doentes e lidar com a perda de horas e produtividade.

Desde o ano passado as empresas e os funcionários passaram a lidar com o estresse e as pressões adicionais da pandemia global de coronavírus. A pandemia não afetou apenas a saúde física dos funcionários, mas também o seu bem-estar mental. Gerenciar ausências por doença nunca foi tão importante para as empresas.

Gestão proativa

Esta é a maneira mais eficaz de gerenciar o absenteísmo no trabalho. Ter políticas já em vigor e definir expectativas claras para os funcionários com antecedência pode ajudar em uma transição suave de volta ao trabalho.

Gestão reativa

Já a gestão reativa, visa usar os dados e taxas de incidentes, doenças ocupacionais, ocorrências perigosas, desvios e não conformidades para tomada de decisão sobre as áreas de melhoria.

Dicas de gestão de ausências

1. Fortalecer a cultura e o clima organizacional

Realizar pesquisas periódicas entre os colaboradores da empresa é uma excelente ferramenta para analisar o clima organizacional e as condições de trabalho. Como resultado, isso tende a ajudar na melhoraria do ambiente, a minimizar os problemas enfrentados na sua rotina e diminuir o absenteísmo.

2. Gestão transparente

Sempre se lembre de deixar claro para os colaboradores quais são os objetivos da empresa e o desempenho que é esperado deles. Isso tende a deixar os funcionários mais satisfeitos e produtivos.

É importante também conversar com os colaboradores para entender o que motivou sua falta. Com isso, você cria um ambiente de confiança e gera no indivíduo a certeza que a empresa se preocupa com sua saúde e bem-estar.

3. Valorizar e reter os talentos

Colaboradores que se sentem desvalorizados e sem reconhecimento por parte da empresa são muito mais propensos a faltarem ao trabalho e a quererem sair da empresa.

Dessa forma, ter uma política de valorização bem definida é fundamental para manter as pessoas engajadas. Além disso, adotar uma cultura de reconhecimento também estimula a motivação e a autoestima da equipe, diminuindo as ausências.

4. Mensurar dados

A partir da mensuração de dados, você pode criar uma cultura de resultados. Dessa forma os colaboradores passam a se sentir responsáveis e participantes de um projeto maior, aumentando o engajamento e a satisfação.

5. Ofereça boas condições de trabalho e recompensas

A boa convivência influencia o comportamento dos profissionais, diminui o absenteísmo nas empresas e impacta nos resultados. Além disso, é possível recompensar os colaboradores com alto nível de desempenho e produtividade. Por exemplo, quem alcançar determinado resultado pode ganhar uma folga, ou ter um dia de home office.

Covid-19

Nem é preciso dizer que, durante a pandemia de coronavírus, as empresas passaram a ter níveis mais altos de absenteísmo por doenças e outros fatores característicos dessa época. É importante manter contato regular com todos os funcionários que estão doentes com a Covid-19 e monitorar como eles estão se recuperando e quando poderão retornar ao trabalho. Ter diretrizes e políticas claras ajudará os funcionários a saber o que fazer se desenvolverem sintomas e precisarem se ausentar do trabalho. É importante trabalhar em estreita colaboração com sua equipe quando eles estiverem prontos para retornar ao trabalho; alguns podem ter tempos de recuperação mais longos e precisam de um retorno em fases.

Também é importante estar ciente dos efeitos indiretos do vírus em todos os aspectos da saúde. Aqueles que sofrem de ansiedade e depressão podem estar lutando mais durante esses tempos incertos. Os funcionários com problemas de saúde existentes também podem ter dificuldade em controlar as doenças e podem precisar de licença médica.

Manter-se atualizado com as diretrizes e políticas governamentais ajudará a manter seu negócio funcionando da forma mais segura possível durante a pandemia e permitirá que você gerencie as licenças por doença da maneira mais eficiente.

A Contrei está preparada para ajudar sua empresa na gestão da saúde e qualidade de vida dos colaboradores, reduzindo os índices de absenteísmo e turnover.

Além disso, desenvolvemos vários serviços que solucionam às dificuldades que os setores de SESMT e RH das empresas veem enfrentando no gerenciamento do combate ao COVID-19.

Clique aqui e fale com um de nossos consultores, saiba como podemos ajudar.

Siga-nos no Instagram @contreioficial

Você também pode gostar

Você também pode se interessar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu