Nenhum comentário

Hábitos saudáveis: como promover hábitos saudáveis na empresa?

Nos dias atuais o local de trabalho tem sido o lugar onde passamos a maior parte do nosso tempo. Por isso, desenvolver um ambiente de trabalho que promove o bem-estar dos colaboradores é muito importante para a saúde e qualidade de vida de todos.

É fundamental que as empresas promovam benefícios que proporcionam ações de curto e longo prazo relacionadas à qualidade de vida dos seus funcionários. Assim, o colaborador é incentivado a adotar hábitos saudáveis, previne doenças no trabalho e tanto a empresa como o próprio funcionário ganham.

O que sua empresa tem feito para estimular hábitos saudáveis entre os colaboradores? Sabia que essa prática traz muitos benefícios tanto para o trabalhador quanto para a empresa?

Essa é uma tendência que tem sido colocada em prática cada vez mais no ambiente de trabalho, já que a qualidade de vida influencia diretamente no rendimento e no engajamento do empregado e, consequentemente, nos bons resultados da empresa.

Continue a leitura desse post e saiba como promover um estilo de vida mais saudável entre os funcionários da sua empresa.

Por que promover hábitos saudáveis na empresa?

Para ter mais saúde, bem-estar e longevidade é preciso manter hábitos saudáveis, isso não é segredo para ninguém. Com eles é possível ter um corpo mais funcional e prevenir diversas doenças.

Você já parou para pensar que um funcionário que mantém um estilo de vida saudável é mais produtivo? Pois é! Uma boa alimentação, a prática de atividades físicas, o sono regulado e outras atitudes fazem com que a pessoa seja mais bem-disposta e resistente às enfermidades.

Pois imagine o contrário: uma pessoa que se alimenta mal, não faz nenhum tipo de atividade física, não dorme direito, fuma e consome bebidas alcóolicas, sua integridade física e mental comprometida. Certamente esse indivíduo irá ter um rendimento bem menor na execução de sua função, além de faltar mais ao trabalho por motivos de saúde.

Como promover hábitos saudáveis no ambiente de trabalho?

Como você viu acima, há diversos motivos para incentivar os hábitos saudáveis entre os seus funcionários, mas como promovê-los na sua empresa? Com ações simples a empresa pode estimular uma vida mais saudável dentro e fora do ambiente de trabalho. Confira algumas dicas que preparamos:

Praticar atividade física

No Brasil, menos de 40% dos brasileiros costumam praticar alguma atividade física ou esporte, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2015. Este dado preocupa, uma vez que o sedentarismo é um fator de risco para muitas doenças.

De acordo com a pesquisa, os principais motivos apontados para o sedentarismo foram a falta de tempo e de interesse. As empresas têm um papel muito importante para combater isso e incentivar a prática regular de atividade física.

A prática regular de atividades físicas melhora o condicionamento físico, previne doenças, ajuda a manter o peso corporal adequado, entre outros benefícios. Portanto, incentivá-la auxilia, e muito, a promover a qualidade de vida do funcionário.

Uma forma de promover a prática de exercícios físicos é através da ginástica laboral. Ela é uma prática de exercícios físicos por 10 a 15 minutos durante o expediente de trabalho, comandada por um fisioterapeuta ou educador físico. É baseada em técnicas de alongamento, percepção de controle corporal, respiração, reeducação postural e compensação dos músculos. Veja as vantagens:

  • melhora o sistema respiratório, cardíaco e esquelético;
  • reduz a sensação de fadiga e cansaço ao final do expediente;
  • aumenta a atenção e concentração;
  • combate e previne as doenças ocupacionais (LER/DORT, estresse, depressão e ansiedade);
  • melhora o condicionamento físico, coordenação motora, resistência e flexibilidade;
  • minimiza a monotonia;
  • promove interação entre os funcionários.

É muito comum que os colaboradores que praticam ginástica laboral passem a fazer exercícios físicos também fora do ambiente de trabalho, já que percebem todos os benefícios que eles trazem para o corpo e para a mente.

Ter uma alimentação saudável

Manter uma alimentação saudável é essencial para prevenir doenças e para ter mais disposição e energia na rotina de trabalho. Com uma alimentação equilibrada, ainda é possível reduzir o estresse e aumentar a concentração.

Veja algumas maneiras simples de a empresa estimular uma alimentação saudável entre seus colaboradores:

  • Cardápio saudável

As empresas que fornecem refeições para os empregados devem oferecer um cardápio variado e nutritivo. Para isso é importante contratar um nutricionista ou uma empresa de alimentação que fique responsável pela elaboração do cardápio.

  • Condições para as refeições

Disponibilizar um refeitório com condições apropriadas para que os funcionários possam armazenar e consumir alimentos saudáveis em vez de apelar para a comida industrializada por falta de um lugar adequado.

  • Informação

A informação é uma arma poderosa. A empresa pode criar cartazes informativos chamativos e divertidos que ensinem seus funcionários formas para se alimentarem melhor.

Uma outra ideia é realizar palestras ministradas por nutricionistas, que abordam de maneira didática diversos assuntos relacionados à alimentação, desde como se nutrir melhor até como evitar doenças por meio da dieta.

  • Evitar consumo excessivo de bebidas e cigarro

O uso abusivo de álcool pode causar prejuízos à saúde e também pode prejudicar o ambiente profissional, com diminuição na produtividade, aumento de absenteísmo e maior probabilidade de acidentes de trabalho.

Nunca é tarde para deixar de fumar. Além de ser um fator de risco para várias doenças, o tabagismo atrapalha o desempenho do profissional, que perde muito tempo fumando.

Além destes hábitos para um estilo de vida saudável, é importante fazer o gerenciamento de aspectos básicos, como ergonomia e segurança, e questões como iluminação adequada, condições ideais de temperatura e ventilação.

Portanto, se você ainda não investe na saúde dos seus colaboradores, já chegou a hora de mudar. Siga essas dicas para trocar os gastos com despesas médicas e as ausências no quadro geral da empresa por funcionários mais felizes, motivados e saudáveis.

Você também pode gostar

Você também pode se interessar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
Fale com um consultor