Nenhum comentário

Impacto da medicina do trabalho na saúde e segurança dos trabalhadores


A saúde e a segurança no ambiente de trabalho estão intimamente ligadas, atuando diretamente nas condições em que os trabalhadores exercem suas atividades. Essa dinâmica acontece devido a tanto uma quanto a outra terem como objetivo em comum a promoção do bem-estar a fim de melhorar a qualidade de vida dos colaboradores.

Os cuidados com a saúde dos colaboradores têm aspectos estratégicos para as empresas pois tem o intuito de prevenir doenças e demais problemas que possam se originar do ambiente de trabalho, e podem causar inconveniências para o colaborador e para a empresa.

Neste artigo vamos mostrar como a medicina do trabalho pode causar impacto na saúde e na segurança dos trabalhadores. Confira!

O que é medicina do trabalho?

A Medicina do Trabalho pode ser definida como a especialidade médica que lida com as relações entre a saúde dos homens e mulheres trabalhadores e seu trabalho, visando não somente a prevenção das doenças e dos acidentes do trabalho, mas a promoção da saúde e da qualidade de vida, através de ações articuladas capazes de assegurar a saúde individual, nas dimensões física e mental, e de propiciar uma saudável inter-relação das pessoas e destas com seu ambiente social, particularmente, no trabalho.

Ela atua especificamente visando a promoção e a preservação da saúde do trabalhador. Compete ao médico do trabalho avaliar e detectar condições adversas nos locais de trabalho, ou sua ausência. Além disso ele possui ainda os campos de atuação listados abaixo:

  • Os espaços do trabalho ou da produção, como empregado nos Serviços Especializados de Engenharia de Segurança e de Medicina do Trabalho (SESMT), como prestador de serviços técnicos, elaboração do PCMSO; ou de consultoria na normalização e fiscalização das condições de saúde e segurança no trabalho desenvolvida pelo Ministério do Trabalho;
  • A rede pública de serviços de saúde, no desenvolvimento das ações de saúde do trabalhador; a assessoria sindical em saúde do trabalhador, nas organizações de trabalhadores e de empregadores;
  • A Perícia Médica da Previdência Social, enquanto seguradora do Acidente do Trabalho (SAT). (Na perspectiva da privatização do SAT, este campo deverá ser ampliado); a atuação junto ao Sistema Judiciário, como perito judicial em processos trabalhistas, ações cíveis e ações da Promotoria Pública;
  • A atividade docente na formação e capacitação profissional; a atividade de investigação no campo das relações Saúde e Trabalho, nas instituições de Pesquisa;
  • Consultoria privada no campo da Saúde e Segurança no Trabalho.

Importância da medicina do trabalho

Toda empresa que investe em medicina do trabalho obtém grandes benefícios, como redução de perdas com o absenteísmo, melhoria da produtividade, redução de doenças ocupacionais e a preservação da qualidade de vida do trabalhador, considerando sua saúde física, mental e social.

Além disso, quanto mais a empresa cuida e demonstra interesse no bem-estar de seus colaboradores, maior é a retenção de talentos.

Conheça outros impactos que a medicina do trabalho fornece às empresas:

  • Reduzir os riscos de acidente no trabalho;
  • Diminuir o número de doenças ocupacionais;
  • Promover melhores condições psicológicas e físicas para todos os colaboradores;
  • Elaborar planos de riscos, para melhorar a organização da empresa e também o sentimento de segurança em todos;
  • Reduzir ou até mesmo exterminar gastos de multas e indenizações devido descumprimento das normas regulamentadoras;
  • Aumento da produtividade dos colaboradores que agora terão uma boa qualidade de vida.

O investimento na medicina do trabalho nas empresas atualmente é necessário e possui diversos benefícios, portanto com a Contrei, sua empresa terá padronização nos programas e condutas médicas, bem como centralização das informações de SST em um único software.

Clique aqui e fale com um de nossos consultores.

Fonte: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/virtual%20tour/hipertextos/up1/medicina_ocupacional_do_trabalho.html

Você também pode gostar

Você também pode se interessar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu