Nenhum comentário

Inteligência emocional nas empresas

Mão com cérebro

Um colaborador que tem inteligência emocional tem a capacidade de compreender e gerenciar as próprias emoções, além de aprender a lidar com as emoções das pessoas que estão ao seu redor, resultando assim num relacionamento saudável consigo mesmo e com seus colegas de trabalho.

A inteligência emocional vai além do conhecimento e do saber, características as quais já estamos tão familiarizados e que fazem referência à palavra inteligência. Ela está relacionada diretamente às emoções do indivíduo.

Estamos vivendo um tempo extremamente difícil e desafiador em meio a essa pandemia que afetou o mundo inteiro. Incertezas e insegurança passaram a fazer parte da vida de todo trabalhador, que não sabe se terá um trabalho no dia de amanhã.

Mas como fica a saúde mental e o equilíbrio psicológico de tantos colaboradores? Como as empresas podem promover a inteligência emocional desses colaboradores que tiveram suas rotinas e vidas profundamente afetadas pela pandemia do novo coronavírus?

Neste artigo vamos falar sobre esse assunto tão importante.

Confira!

O que é inteligência emocional?

Segundo a SBIE (Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional) Inteligência Emocional é a capacidade de administrar as próprias emoções e usá-las a seu favor, além de compreender as emoções das outras pessoas, construindo relações saudáveis, fazendo escolhas conscientes e adquirindo uma melhor qualidade de vida.

Quem tem Inteligência Emocional sabe pensar, sentir e agir de forma inteligente e consciente, sem deixar que as emoções controlem sua vida e se acumulem de forma a reproduzir ou criar traumas e doenças psicossomáticas.

Pilares da inteligência emocional

De acordo com Rodrigo Fonseca, fundador da Associação Brasileira de Inteligência Emocional, existem 5 pilares que sustentam a inteligência emocional, são eles:

  • Autorresponsabilidade: capacidade de assumir a responsabilidade por todas as coisas que acontecem na vida, seja o sucesso, fracasso, erros ou acertos;
  • Percepção das Emoções: reconhecer as emoções humanas, tanto as próprias quanto das pessoas ao redor, identificando a mensagem que trazem;
  • Gerenciamento das Emoções: conscientização da sua reação (resposta emocional) diante de cada emoção, adequando-as;
  • Foco: o foco determina o resultado, sendo assim, capacidade para focar nos aspectos positivos das pessoas e situações;
  • Ação: somente pela ação enfrentamos o medo, tristeza e raiva; encontramos a alegria e o amor, gerando resultados e concretizando nossos sonhos.

Inteligência emocional no trabalho

Desenvolver a inteligência emocional no trabalho hoje é algo de extrema importância. É através dela que fica possível criar um ambiente de colaboração e trabalho em equipe, que é crucial para qualquer organização.

Em todas as áreas da nossa vida somos observados e avaliados constantemente, e isso faz com que estejamos pressionados o tempo todo, principalmente quando estamos no ambiente de trabalho.

São muitos desafios diários: metas, prazos, reuniões, relatórios e inúmeras decisões a serem tomadas.

Este é um contexto que pode ser muito estressante e desgastante, especialmente para quem não possui equilíbrio emocional.

Um profissional que consegue dominar suas emoções e sentimentos nos momentos de tensão, assim como se manter firme e resiliente, tem muito mais chances de alcançar o sucesso do que aquele que vive sempre estressado, impaciente e resolve os conflitos pelos quais passa com impulsividade e agressividade.

Conseguir controlar as emoções e ter a capacidade de não agir impulsivamente são qualidades essenciais para ser bem-sucedido, além de gerar bons relacionamentos com os colegas de trabalho, resultando em um ambiente propício para o desenvolvimento das atividades com excelência e para o crescimento de todos de uma forma geral. 

Dicas para desenvolver a inteligência emocional no trabalho

Conheça suas próprias emoções

No seu dia a dia busque prestar mais atenção em suas emoções e nos comportamentos gerados por elas em momentos de conflito e estresse. Ao ter consciência de que essas emoções existem analise como esses comportamentos afetam você e também quem está a sua volta.

Assim você entenderá melhor quais comportamentos e atitudes, decorrentes de suas emoções, estão te atrapalhando profissionalmente, podendo dessa forma lidar melhor com eles e controla-los nos momentos em que eles vierem à tona nas próximas vezes.

Aprenda a lidar com as emoções

Agora que você já conhece mais as suas emoções, precisa entender que o ideal é manter o equilíbrio dos seus sentimentos, dosando-os de maneira correta e controlada diante das circunstâncias e desafios que surgem no dia a dia do seu ambiente de trabalho.  

Desenvolva a empatia

A empatia é a capacidade de sentir o que outra pessoa sentiria se você estivesse no lugar dela. Ou seja, é colocar-se no lugar do outro. Um indivíduo que tem a capacidade de entender as emoções do outro e se colocar no lugar dele, tem um alto nível de inteligência emocional.

Quando você se coloca no lugar do seus colegas de trabalho, você passa a respeitá-los ainda mais e, com isso, os conflitos diminuem, abrindo espaço para a colaboração mútua.

Mantenha-se motivado

Uma educação emocional positiva nos ajuda a ficarmos longe de sentimentos que atrapalhem a nossa evolução profissional, dessa forma abrimos espaço apenas para a motivação, nos tornando profissionais mais produtivos e também potencializando a nossa inteligência emocional.

Conclusão

Como você pôde conferir, desenvolver a inteligência emocional no ambiente de trabalho permite que você se sinta mais seguro e confortável para lidar com situações adversas, não tomando atitudes impensadas e imaturas, que podem  prejudicar sua vida profissional.

É certo que as empresas valorizam muito um profissional que tem essa habilidade, uma vez que ele é muito mais capacitado para lidar com as pressões de suas atividades diárias, consegue manter um bom relacionamento com seus colegas e também com os clientes.

Você também pode gostar
Medicina do Trabalho, Saúde

Você também pode se interessar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu