Medicina do trabalho – Essencial para a promoção da saúde e segurança dos trabalhadores

ASO - Atestado de Saúde Ocupacional

A saúde e a segurança no ambiente de trabalho estão intimamente ligadas, atuando diretamente nas condições em que os trabalhadores exercem suas atividades. Essa dinâmica acontece devido a tanto uma quanto a outra terem como objetivo em comum a promoção do bem-estar a fim de melhorar a qualidade de vida dos colaboradores.

Os cuidados com a saúde dos colaboradores têm aspectos estratégicos para as empresas pois tem o intuito de prevenir doenças e demais problemas que possam se originar do ambiente de trabalho, e podem causar inconveniências para o colaborador e para a empresa.

Neste artigo vamos mostrar como a medicina do trabalho pode causar impacto na saúde e na segurança dos trabalhadores. Confira!

O que é medicina do trabalho?

A Medicina do Trabalho pode ser definida como a especialidade médica que lida com as relações entre a saúde dos homens e mulheres trabalhadores e seu trabalho, visando não somente a prevenção das doenças e dos acidentes do trabalho, mas a promoção da saúde e da qualidade de vida, através de ações articuladas capazes de assegurar a saúde individual, nas dimensões física e mental, e de propiciar uma saudável inter-relação das pessoas e destas com seu ambiente social, particularmente, no trabalho.

Nós já escrevemos um artigo completo sobre medicina do trabalho. Clique aqui e entenda tudo: O que é medicina do trabalho e quais suas funções

Qual a importância da medicina do trabalho?

Toda empresa que investe em medicina do trabalho obtém grandes benefícios, como redução de perdas com o absenteísmo, melhoria da produtividade, redução de doenças ocupacionais e a preservação da qualidade de vida do trabalhador, considerando sua saúde física, mental e social.

Leia mais: Entenda o impacto da medicina do trabalho na qualidade de vida dos colaboradores

Além disso, quanto mais a empresa cuida e demonstra interesse no bem-estar de seus colaboradores, maior é a retenção de talentos.

Conheça outros impactos que a medicina do trabalho fornece às empresas:

  • Reduzir os riscos de acidente no trabalho;
  • Diminuir o número de doenças ocupacionais;
  • Promover melhores condições psicológicas e físicas para todos os colaboradores;
  • Elaborar planos de riscos, para melhorar a organização da empresa e também o sentimento de segurança em todos;
  • Reduzir ou até mesmo exterminar gastos de multas e indenizações devido descumprimento das normas regulamentadoras;
  • Aumento da produtividade dos colaboradores que agora terão uma boa qualidade de vida.

Legislação sobre a Medicina do Trabalho

Você pode ler mais a respeito das atualizações das NR clicando aqui.

As Normas Regulamentadoras foram aprovadas pela Portaria nº 3214, em 8 de junho de 1978. Por serem citadas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), devem ser seguidas por todas as empresas brasileiras. Afinal, elas são periodicamente inspecionadas pelo Ministério do Trabalho e Previdência, através do trabalho de auditores fiscais e da Subsecretaria de inspeção do trabalho.


É importante destacar que, inicialmente, eram apenas 28 Normas Regulamentadoras. Porém, este número aumentou ao longo do tempo, chegando ao que temos hoje, um total de 37 NRs – sendo que duas já foram revogadas.

Se fosse possível realmente colocar em prática tudo o que está em lei, certamente teríamos um outro nível na qualidade dos ambientes de trabalho nas empresas.

Cabe ao médico do trabalho seguir as normas e indicar para as empresas a sua obrigatoriedade.

O investimento na medicina do trabalho nas empresas atualmente é necessário e possui diversos benefícios, portanto com a Contrei, sua empresa terá padronização nos programas e condutas médicas, bem como centralização das informações de SST em um único software.

Clique aqui e fale com um de nossos consultores.

Você também pode gostar

Você também pode se interessar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu