Quais os principais desafios de comunicação de SST do eSocial para o seu negócio?

Um sistema novo, no primeiro ano de usabilidade, é normal que hajam inúmeras dúvidas e preocupações. Mais do que isso, cada negócio possui suas particularidades e especificações, o que contribui para a insegurança na hora de fazer a gestão de SST no eSocial.

Quantas vezes você já se perguntou ou procurou auxílio para ter certeza de que estava fazendo realmente a coisa certa?

Dentre os inúmeros questionamentos recebidos diariamente, o que podemos observar é que as dúvidas sobre o controle e monitoramento de prazos, periodicidade de exames, revisão dos dados e informações são as mais frequentes.

Afinal, ter cada trabalhador e seu ambiente de trabalho vinculados ao eSocial com informações sobre riscos ambientais, previdenciárias, insalubridade, periculosidade, EPI e muito mais, exige o máximo de controle e monitoramento preciso.

Você deve estar se perguntando: de que forma a Contrei pode te ajudar durante todo esse processo?

Simples, pioneira no mercado de SST em Minas Gerais e com mais de 40 anos de atuação, a Contrei disponibiliza serviços de inteligência em saúde, segurança e ergonomia do trabalho, e tem capacidade para ajudar a sua empresa a cumprir todas as exigências do eSocial.

Parece uma fórmula mágica mas não é. Ao longo desses muitos anos de mercado, o conhecimento nos permitiu desenvolver técnicas e formatos de trabalho que contribuem (e muito) para que companhias otimizem suas rotinas. O mais interessante é que a Contrei não apenas te ajuda a atender as exigências do governo, como possui mais de 2.500 clínicas credenciadas em todo o Brasil e pelo menos cinco unidades próprias para manter a sua equipe saudável e segura.

Enfim, saindo da história da Contrei e voltando ao foco principal deste artigo, enumeramos aqui 4 itens básicos para não perder o controle de gestão do seu negócio quando necessitar fazer a comunicação SST no eSocial. Confira:

  1. Contar com a expertise de uma empresa especializada em SST que atenda em todo o Brasil;
  2. Ter acesso a software de gestão para não perder o controle;
  3. Integrar seus departamentos para evitar retrabalho no fornecimento de informações sobre cada trabalhador;
  4. Essencial contar um o serviço de mensageria no sistema de gestão utilizado para que seja feita a comunicação confiável da sua empresa para o eSocial.

Sua empresa possui esses quatro pilares? Se sua resposta for não, se apresse na leitura deste artigo e procure um de nossos especialistas para te ajudar tão logo seja possível! Entenda o porque na leitura abaixo.

Como um software de integração de departamentos pode facilitar sua comunicação em SST para o e-Social?

Uma pergunta recorrente sobre o eSocial se trata da necessidade ou não de ter um sistema que se comunique diretamente ao programa do governo. A resposta é não. Todas as informações podem ser enviadas pelo portal do programa. Entretanto, controlar o efetivo de uma corporação e monitorar trabalhador por trabalhador, prazo a prazo, de cada um dos detalhes exigidos pelo PGR não é uma tarefa simples.

Pense só, em uma companhia que possui 500 colaboradores, com datas de vencimento de exames periódicos, trocas de EPI’s diferentes, dentre tantas outras situações, seria necessário um contingente efetivo de mão de obra e contar com a sorte para evitar que um prazo ou outro não fosse perdido, certo?

Para que haja otimização de tarefas, o seu negócio pode contar com a automatização e ter total controle e monitoramento. Com o sistema de gestão que a Contrei disponibiliza para os clientes, é possível agendar exames periódicos para seus trabalhadores em qualquer estado do Brasil, tendo acesso ao atestado de saúde ocupacional com assinatura digital e biométrica.

São muitos benefícios, como por exemplo, controlar a renovação de EPI de cada trabalhador em um sistema que te avisa quando o prazo de vencimento está próximo. É possível monitorar e controlar a taxa de absenteísmo, já que é permitido cadastrar afastamentos, licença maternidade, férias e muito mais. O próprio sistema fornece para você a porcentagem de funcionários com determinadas doenças, possibilitando o gestor a criar campanhas de vacinação específicas ou mesmo gerando mais qualidade de vida a seus colaboradores.

E por falar em qualidade de vida, o sistema de gestão disponibilizado pela Contrei oferece a opção de gerar avaliações com perguntas de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a serem respondidas pelos trabalhadores a fim de levantar informações que possam contribuir para a melhora do dia a dia desses profissionais.

Há ainda a possibilidade de fazer todo o processo de votação de CIPA e até ministrar treinamentos. Tudo isso com apenas um software de gestão.

E tem mais, com o serviço de mensageria é possível gerar informações mensais (ou com a periodicidade necessária para a sua rotina) a partir de um painel de controle e ainda enviar as comunicações direto para o eSocial.

Como integrar os sistemas de RH/Folha e o departamento de saúde?

Certo, até aqui o que conseguimos identificar foi um software que reduz custos com uma solução de gestão completa. Mas, como ficam os departamentos de RH, Folha de Pagamento e Saúde?

Nós sabemos do transtorno que esses profissionais sofrem com o retrabalho. Uma eterna rotina de cadastrar o trabalhar, todos os dados e informações pertinentes e ao final ter que refazer todo o serviço porque o sistema que comunica o eSocial simplesmente não é integrado. Bom, para esse problema nós criamos a solução.

A Contrei desenvolve essa integração.

Nós disponibilizamos essa integração com os sistemas de RH/Folha de pagamento e o departamento de Saúde. O que gera muito mais otimização e produtividade da equipe, além, é claro, da confiabilidade dos dados. As informações são automaticamente atualizadas no sistema que comunica o eSocial. Simples, prático e confiável.

Conte com quem realmente entende de Saúde, Ergonomia e Segurança do Trabalho e integre seu RH + DP + SST + Segurança. Fale com os especialistas da Contrei e eles te ajudarão a resolver seus problemas.

 

Você também pode gostar

Você também pode se interessar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu