Nenhum comentário

Saiba como a limpeza contribui para a segurança no trabalho

Limpeza e organização no ambiente de trabalho

Manter o ambiente de trabalho limpo e organizado é uma tarefa muito importante no seu dia a dia. Diferente do que muitos pensam, o objetivo é muito maior do que apenas manter o ambiente organizado e agradável, pois quando se trata de limpeza, trata-se principalmente de segurança.

Uma limpeza no trabalho bem-feita é essencial para controlar e eliminar riscos. E isso refere-se também manter tudo muito bem organizado, como por exemplo, sempre evitar deixar resíduos (papelão, papel, plástico etc.) nos ambientes onde ocorre tráfego de pessoas, prevenindo assim contra tropeços e escorregões, queda de objetos e, principalmente, contra o risco de incêndio. Parece simples, mas atitudes assim podem evitar acidentes graves.

Isso vale para qualquer tipo de ambiente como chão de fábrica, escritórios, consultórios, comércios etc.

Neste artigo trazemos algumas dicas para manter seu ambiente de trabalho limpo e organizado. Confira!

O que define um ambiente limpo?

Quando se fala de limpeza no ambiente de trabalho, muitas pessoas acabam pensando que se trata apenas da ausência de poeira, pó e outras substâncias. Mas nesse caso o termo tem um significado mais amplo.

De forma resumida, podemos falar que um ambiente limpo é um local higiênico, organizado, bem cuidado e seguro.

Principais Benefícios da Limpeza no Trabalho

Trabalhar em um ambiente limpo, organizado, com todos os materiais e equipamentos em seus devidos lugares sem dúvida é muito melhor, resulta em ganho de produtividade, melhora o bem-estar dos trabalhadores e principalmente acarreta em muito mais segurança para os colaboradores exercerem suas atividades.

Confira os principais benefícios em manter o ambiente de trabalho limpo e organizado:

  • Diminui os riscos de acidentes e incidentes no ambiente, como escorregões, queda de objetos perigosos, etc.;
  • Melhora as condições de saúde e a qualidade de vida dos colaboradores;
  • Evita e reduz a exposição do trabalhador a substâncias perigosas e tóxicas;
  • Maior conservação dos materiais e equipamentos de trabalho;
  • Reduz perdas, desperdícios e custos operacionais;
  • Diminuição dos riscos de incêndios;
  • Maior controle do estoque dos suprimentos e ferramentas de trabalho;
  • Melhora a produtividade dos trabalhadores;
  • Uso eficiente do espaço de trabalho;
  • Prevenção de doenças e contaminações;
  • Gera credibilidade para a empresa entre os profissionais, clientes e o mercado;
  • Gera conscientização e disciplina;
  • Maximiza a alta performance e entrega de resultados.

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), ter saúde não diz respeito apenas a ausência de doenças, mas trata de um estado pleno de bem-estar tanto físico quanto o mental e social.

Em locais de trabalho que envolvam maiores riscos, aqueles que são mais perigosos, é de extrema importância o uso dos EPIs indicados, afim de proteger a integridade física dos trabalhadores. Além desses locais, destaca-se também os ambientes de trabalho onde o trabalhador fica exposto a riscos químicos, como poeira, fuligem, gases e vapores, onde os cuidados com a limpeza devem ser redobrados.

Uma ferramenta muito eficaz que pode ser utilizada é o Treinamento 5S. Ele é um método japonês que vai te ajudar a planejar o processo da limpeza no trabalho, organização e segurança. Veja abaixo:

1S- Senso de Utilização (Seiri)

Observe seus objetos no ambiente de trabalho. Você realmente precisa de todos eles para o seu desempenho? Descarte aqueles que não são fundamentais, mantendo apenas os essenciais. Nesse caso menos é mais.

2S- Senso de Ordenação (Seiton)

Aqui, você vai organizar os itens necessários que restaram após a etapa anterior. Importante: Esses itens devem ser armazenados em um lugar seguro, e que também seja de fácil acesso.

3S – Senso de Limpeza (Seiso)

Neste item, entra a preocupação com a limpeza. É essencial que todos os funcionários da empresa colaborem nesse aspecto, assumindo uma postura proativa.

4S – Senso de Bem-estar (Seiketsu)

 Esse é o senso que se preocupa com a saúde do colaborador. Desde a higiene pessoal até a ergonomia, ventilação, iluminação, e demais detalhes para facilitar a vida do trabalhador, para que atue com saúde e conforto.

5S – Senso de Autodisciplina (Shitsuke)

Reforça a necessidade de que todos os trabalhadores devem se comprometer para a limpeza, saúde e segurança no trabalho. Todo colaborador faz parte de uma estrutura, que precisa dele para funcionar.

Conclusão

A limpeza do local de trabalho é um aspecto muitas vezes ignorado pelos colaboradores, mas se cada profissional tiver consciência da importância de manter seu ambiente de trabalho limpo e também fazer a sua parte, auxiliando na higiene e organização da empresa no seu dia a dia, todos colherão os resultados, como saúde, segurança e bem-estar no trabalho.

Para que a segurança seja efetiva, é necessário contar com a colaboração de todos.

Fontes: OMS, Falando de Proteção e IBC Coaching.

Você também pode gostar

Você também pode se interessar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu