Segurança do trabalho: É bastante óbvio que podem existir riscos de segurança e saúde em locais de trabalho cheios de máquinas e equipamentos pesados, onde as atividades principais dos colaboradores são executadas de forma manual.
Um trabalho em que a maioria das tarefas são executadas enquanto se está sentado em uma cadeira, de frente para um computador, em um escritório confortável pode parecer menos perigoso, certo? No entanto, um número surpreendente de perigos podem estar presentes em um ambiente de escritório.
De acordo com dados do Bureau of Labor Statistics, em 2018 mais de 805.410 colaboradores que trabalham em escritórios de empresas privadas, em cargos administrativos, sofreram lesões devido às suas atividades laborais. Muitas dessas lesões poderiam ter sido evitadas se os trabalhadores ou supervisores reconhecessem os riscos e implementassem modificações simples no local de trabalho para ajudar a reduzir ou evitar os riscos dessas lesões.
Abaixo vamos mostrar 11 dicas para colocar em prática no dia a dia e reduzir o risco de lesões entre os funcionários de escritórios:
Segurança do trabalho: Quedas
Escorregões, tropeções e quedas, são acidentes comuns nos ambientes de escritórios. Vários perigos contribuem para ocasionar lesões, embora a maioria possa ser significativamente reduzida, geralmente com a conscientização dos funcionários.
1 – Fique livre de bagunça
Caixas, arquivos e vários itens empilhados em corredores ou locais de passagem podem criar um risco de tropeço. Certifique-se de que todos os materiais sejam armazenados com segurança em seus locais adequados para evitar o acúmulo de lixo e bagunça nas passagens. Ainda, além de representar um risco elétrico, esticar cabos nas pelo chão do escritório ou sob tapetes cria o risco de acontecer tropeços, portanto, certifique-se de que todos os cabos estejam devidamente organizados. Evite gambiarras!
2 – Subir em objetos
Ficar em cima de cadeiras – especialmente cadeiras de escritório com rodinhas – tem um risco de queda significativo. Não suba em caixas ou outros objetos que não ofereçam a segurança necessária. Se precisar alcançar algo a uma altura elevada use uma escada.
3 – Empilhamento seguro
O armazenamento adequado de itens pesados pode ajudar a reduzir o número de ferimentos nos escritórios. Grandes pilhas de materiais e equipamentos pesados podem causar ferimentos graves se forem derrubados. Objetos pesados devem ser armazenados perto do chão e é importante lembrar sempre que a capacidade de carga das prateleiras ou unidades de armazenamento nunca deve ser ultrapassada.
Ergonomia
Possivelmente as lesões mais comuns em um ambiente de escritório estejam relacionadas à ergonomia. Como os funcionários de escritório passam a maior parte do dia sentados em uma mesa e trabalhando em um computador, eles estão sujeitos a tensões e outras lesões relacionadas à postura mantida por longos períodos e movimentos repetitivos de digitação.
A Análise Ergonômica do Trabalho (AET) é o estudo detalhado da atividade, postos de trabalho e ambiente que visa identificar inadequações e fatores de risco existentes. Através da AET são definidas as adaptações necessárias para garantir condições de trabalho adequadas e confortáveis, sem comprometimento da saúde e segurança do trabalhador.
4 – Fornecer equipamentos ergonômicos
Cadeiras, superfícies de trabalho, suportes de monitores/notebooks, etc., devem ser todos ajustáveis para se adaptar aos diversos perfis físicos de colaboradores que trabalhem naquele ambiente.
Embora os empregadores possam relutar em pagar por equipamentos ergonômicos caros, os especialistas garantem que o equipamento é um investimento inteligente, uma vez que os custos decorrentes com tratamentos de saúde de funcionários lesionados, com o absenteísmo e a queda da produtividade pode ser muito maior.
5 – Forneça treinamento
Fornecer móveis e equipamentos ergonômicos é apenas o primeiro passo para criar um ambiente de trabalho ergonomicamente adequado.
Geralmente os trabalhadores não sabem como ajustar seu equipamento e não conhecem a maneira mais ergonomicamente benéfica de configurar sua estação de trabalho. Treinamentos simples sobre postura e ergonomia são de extrema importância e fáceis de serem ministrados.
6 – Apoio para os pés
Com o uso do apoio é possível corrigir a diferença entre a altura dos pés com o piso e também em relação à cadeira, tornando o posicionamento do corpo mais confortável.
O benefício desse equipamento ergonômico é a correção da posição dos pés que influencia diretamente na postura, facilitando o encosto correto das costas na cadeira e também a melhora da circulação sanguínea das pernas através diminuição da compressão da região posterior do joelho exercida pela borda da cadeira.
Problemas de visão
Embora olhar para o monitor de um computador não prejudique os olhos, passar grande parte do dia de trabalho no computador pode causar fadiga visual. Os olhos podem ficar secos e irritados, e os trabalhadores podem começar a ter problemas para focalizar. A incidência de luz solar também é prejudicial.
Alguns ajustes na área de trabalho como se posicionar lateralmente às janelas e o uso de persianas, podem ajudar a aliviar alguns desses problemas.
7 – Posicione corretamente os monitores
A tela do computador deve estar à distância de 50 a 60 cm, normalmente o ideal é ao esticar o braço conseguir tocar na tela, mantendo o braço esticado.
A altura de visualização ideal é de 2 a 3 centímetros abaixo do terço superior do monitor. Isso pode ser feito de duas maneiras: regulando a altura do monitor e/ou regulando a altura da cadeira.
8 – Minimize o brilho da tela
O brilho da tela é uma das principais causas de fadiga ocular no escritório. Para minimizar a fadiga visual, além de seguir as orientações anteriores sobre persianas e o posicionamento ideal em relação às janelas, é interessante também reduzir o brilho da tela.
10 – Aumente o tamanho da fonte no computador
Pequenos tamanhos de fonte no computador podem prejudicar sua visão e pescoço, pois as pessoas tendem a levar a cabeça para frente para conseguir ler as letras menores. Um simples zoom nos documentos abertos ou até mesmo diminuir a resolução da tela pode eliminar a necessidade desse movimento.
11 – Faça uma pausa
Dar um descanso aos olhos e passar a olhar objetos diferentes em distâncias diferentes pode ajudar a reduzir a tensão e a fadiga visual. É importante que os colaboradores façam intervalos regulares de 5 a 10 minutos para cada hora gasta no computador. Essas pausas podem incluir o trabalho em tarefas que exijam que seus olhos se concentrem em objetos a uma distância maior e até mesmo aquela pausa para ir ao banheiro ou beber uma água.
Precisa de ajuda para realizar uma Análise Ergonômica do Trabalho na sua empresa? A Contrei é especialista em Ergonomia e tem os melhores profissionais para te ajudar a implementar as melhores práticas de ergonomia. Clique aqui e fale com um de nossos consultores.
Clique aqui e fale com um de nossos especialistas.
Siga-nos no Instagram @contreioficial