A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, mais conhecida como SIPAT, consiste em atividades feitas pelas empresas em conjunto com seus funcionários, com a finalidade de conscientização sobre acidentes de trabalho e outros temas relacionados à segurança e saúde no trabalho.
A SIPAT é obrigatória para todas as CIPAs (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes), conforme inciso IX, do art. 4º, da Lei 13.174/01, e pode ou não ser validada para promoção funcional.
Conheça os objetivos por trás da SIPAT e a importância de realizá-la em sua empresa.
Veja também: Conheça 6 dinâmicas para SIPAT em seu ambiente de trabalho
7 dicas de saúde e segurança para gestores de segurança do trabalho
Objetivos da SIPAT
A SIPAT tem como objetivo principal promover conhecimento, e claro, reflexão entre os membros de uma empresa, levando-os a um olhar mais crítico e atento quando se trata da prevenção de acidentes, doenças, segurança e qualidade de vida no espaço de trabalho e mesmo fora dele.
Além disso, ela busca também:
- Reforçar e resgatar orientações de segurança do dia a dia para colaboradores;
- Orientar e promover a prevenção de acidentes, segurança e saúde no ambiente corporativo;
- Fortalecer o vínculo entre funcionário e empresa;
Entre outros.
Regras e duração
Apesar de ser obrigatória pelo menos uma vez ao ano e trazer no nome a palavra “Semana”, a SIPAT pode ser desenvolvida em outros formatos, mas sempre durante o horário de expediente dos funcionários.
Além disso, a lei não prevê um tema obrigatório para a realização da SIPAT. Preferencialmente, ela deve ser elaborada baseada em análises dos registros de acidentes e afastamentos, sendo assim baseada em estratégias reais.
Ainda, é necessário que as empresas apresentem um relatório de todas as atividades desenvolvidas ao longo do ano.
A importância da SIPAT
Promover a SIPAT em sua empresa é extremamente importante. Isso porque, a ocorrência de acidentes de trabalho e problemas de saúde relacionados ao ambiente laboral têm crescido cada vez mais.
Além do prejuízo a saúde e segurança do trabalhador, há um prejuízo para as empresas.
Assim, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho deve ser considerada como uma excelente ferramenta para diminuir riscos e proteger pessoas, e também para manter a produtividade da empresa.
E então, a sua empresa sabe como motivar os funcionários para promover a participação e o aprendizado ao longo da SIPAT?
Conte com quem entende de Segurança do Trabalho, Medicina do Trabalho e Ergonomia do Trabalho para ajudar sua empresa a atender a todas as exigências do eSocial. Fale conosco: (31) 3228-2252 ou comercial@contrei.com