Nenhum comentário

Tudo que você precisa saber sobre segurança do trabalho

O que é Segurança do Trabalho

Segurança do trabalho, que também é chamada de segurança ocupacional, é uma ciência que estuda e estabelece diretrizes que tem como o objetivo de promover a proteção do trabalhador em seu local de trabalho, visando a redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais específicos de cada atividade.

Saber o conceito e investir em segurança certamente traz retornos positivos para as empresas, que vão além da integridade dos colaboradores.

Neste post você vai saber o que é, a importância e o que faz um profissional de Segurança do Trabalho

Confira, neste post, o que é, quais são as principais dúvidas e dicas de como a segurança do trabalho pode melhorar os resultados da sua empresa e manter, ainda, o ambiente seguro!

O que é segurança do trabalho?

Segurança do trabalho é a ciência, o conjunto de normas, atividades, medidas e ações preventivas praticadas para a melhoria e a segurança dos ambientes e campos de trabalho. Também é relacionada com estudos da prevenção de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho.

Trata-se de procedimentos e metodologias legalmente estabelecidas aos empregados e empregadores que, quando aplicadas corretamente, minimizam ou eliminam a ocorrência de acidentes de trabalho, bem como agravos à saúde do trabalhador.

A segurança do trabalho é um setor importantíssimo para qualquer empresa, pois zela pela qualidade de vida e mantém um ambiente de trabalho seguro, o que influencia diretamente na produtividade e até na redução dos custos — as ações preventivas evitam gastos com o tratamento de um funcionário acidentado e, até mesmo, com processos judiciais.

Os profissionais que atuam na segurança do trabalho visam a manter um ambiente livre de riscos de acidentes e doenças ocupacionais, sempre em caráter preventivo, evitando possíveis danos ao empregado que afetam também a empresa.

Qual a importância da Segurança do Trabalho?

Quando falamos de uma área que evita acidentes e salva vidas, nenhum investimento é em vão. Por mais que os custos com segurança no trabalho pareçam supérfluos, é importante ressaltar que o ambiente de trabalho seguro traz grandes benefícios para a empresa.

Dificilmente você vai encontrar um profissional da indústria que nunca participou de uma palestra sobre prevenção de acidentes de trabalho, uso adequado do EPI, integração, etc.

Você já deve ter ouvido muitas vezes que a segurança no trabalho é importante. Mas você sabe exatamente por quê? Listamos a seguir os principais benefícios que a segurança pode trazer para a sua empresa.

  • Diminui os riscos de acidentes no trabalho
  • Aumenta a produtividade
  • Eleva a motivação da equipe
  • Reduz custos
  • Garante mais responsabilidade social

Quais são as principais atividades da segurança do trabalho?

A seguir você verá quais as principais atividades designadas aos profissionais de segurança do trabalho:

  • Controlar perdas de processos, produtos e serviços ao identificar;
  • Determinar e analisar causas de perdas, estabelecendo plano de ações preventivas e corretivas;
  • Desenvolver, testar e supervisionar sistemas, processos e métodos produtivos;
  • Gerenciar atividades de segurança no trabalho e do meio ambiente;
  • Gerenciar exposições a fatores ocupacionais de risco à saúde do trabalhador;
  • Planejar empreendimentos e atividades produtivas; coordenar equipes;
  • Realizar treinamentos e atividades de trabalho.

Quais são as funções de quem atua na segurança do trabalho?

Os profissionais que atuam na segurança do trabalho exercem funções de acordo com o nível de formação de cada um, e cada profissional tem papel importante na composição da equipe.

Engenheiro de Segurança do Trabalho

O Engenheiro de Segurança do Trabalho é o profissional responsável por coordenar e efetuar análise de projetos a serem implantados, em conjunto com as áreas técnicas, recomendando alterações, visando reduzir ou eliminar os riscos de acidentes e doenças ocupacionais. Além disso, orienta a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) das empresas e fornece instruções aos funcionários sobre o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs).

Técnico de Segurança do Trabalho

O técnico de segurança do trabalho é encarregado de realizar a análise e avaliação do ambiente de trabalho, das instalações e dos processos laborais, sempre com o objetivo em prevenir incidentes, acidentes e doenças ocupacionais.

É responsável por adotar medidas de controle de riscos ocupacionais. E fazem isso por meio de ações, programas de saúde e segurança do trabalho, para que, assim eliminem os possíveis riscos que possam prejudicar o trabalhador.

Médico do Trabalho

O médico do trabalho tem como atribuições as seguintes atividades:

  • Ele é o responsável pela saúde ocupacional;
  • Responsável pela elaboração do PCMSO da empresa;
  • Realiza exames de admissão, demissão, periódico, retorno ao trabalho e mudança de função;
  • Consultas em caso de acidentes;
  • Consultas para prevenir doenças ocupacionais.

Enfermeiro do Trabalho

O enfermeiro do trabalho tem como atribuições as seguintes atividades:

  • Orienta os funcionários das empresas como manter as melhores práticas de saúde e bem-estar;
  • Trata ferimentos e lesões;
  • Assessora o médico do trabalho;
  • Gerenciamento da saúde dos funcionários. 

É importante informar que as descrições completas de todas as ocupações dos profissionais de segurança do trabalho estão no Código Brasileiro de Ocupação – CBO.

Quais são os documentos legais ligados à segurança do trabalho?

Todos os documentos que precisam ser elaborados e são essenciais estarem atualizados para garantir a proteção dos trabalhadores. Além de atender os requisitos legais, os programas têm como principal objetivo garantir a saúde e a segurança ocupacional.

Os principais documentos são:

  • PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) — elaborado para minimizar os riscos no ambiente;
  • PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) — procura fazer diagnósticos precoces e manter o controle para a prevenção de doenças ocupacionais;
  • ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) — é um documento elaborado após os exames ocupacionais, o qual atesta a aptidão do funcionário para exercício da função a qual ele está sendo contratado ou a qual ele já a exerce.
  • CAT (Comunicação de Acidente do Trabalho) — é um documento que a empresa desenvolve após a ocorrência de um acidente do trabalho;
  • PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) — registra informações administrativas e de exposição à riscos ocupacionais do funcionário e é entregue ao funcionário após seu desligamento ou afastamento.
  • AET (Análise Ergonômica do Trabalho) – avalia a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológica do trabalhador.

Vale salientar a importância de cada documento. Todos eles são essenciais para que a empresa se mantenha regularizada e mostre seu empenho em garantir a segurança dos trabalhadores.

Vale a pena investir em segurança do trabalho?

Sem dúvida alguma! Quando se trata de segurança no trabalho, nenhum investimento é perdido. Você pode achar que os custos com segurança no trabalho sejam supérfluos, mas é muito importante salientar que um ambiente de trabalho seguro traz grandes benefícios para a empresa.

Os empreendedores precisam entender que um bom desempenho da equipe responsável pela segurança ocupacional garante que o ambiente de trabalho esteja seguro e mais produtivo. Como resultado podemos ver a diminuição de licenças e afastamentos por questões médicas, a redução drástica de acidentes do trabalho, e por fim mantém a empresa regularizada perante a lei, evitar multas pesadas.

Precisa de uma consultoria em Segurança do Trabalho? Conheça a proposta inovadora e tecnológica da Contrei para garantia de máxima segurança e saúde de sua equipe com eliminação de retrabalhos e melhorias em custos e qualidade. Clique aqui e converse com um de nossos consultores.

Você também pode gostar
Segurança do Trabalho

Você também pode se interessar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
Fale com um consultor